Ações contra planos de saúde na Justiça dobram e chega a 300 mil nos últimos 3 anos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A quantidade de processos judiciais iniciados por consumidores contra planos de saúde atingiu quase 300 mil novos casos em 2024. Esse número mais que dobrou nos últimos três anos, representando o maior índice desde o início do monitoramento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2020.

Segundo uma reportagem do jornal O GLOBO, a judicialização em larga escala impacta os custos e contribui para os reajustes nos contratos, levando os usuários a buscar na Justiça a solução para seus tratamentos, procedimentos e até mesmo a obtenção de medicamentos.

Ainda conforme a reportagem, embora o CNJ não forneça detalhes sobre os tipos de processos mais frequentes, advogados especializados apontam que as principais demandas estão relacionadas a recusas de procedimentos ou tratamentos, bem como reajustes abusivos nos contratos.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) registrou 5.648 queixas de usuários sobre rescisões somente nos quatro primeiros meses do ano, um aumento de 31% em relação ao mesmo período de 2023. O crescimento cessou após um acordo firmado entre as operadoras de planos de saúde e o então presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.

A alta significativa no número de processos contra planos de saúde reflete a insatisfação dos consumidores e a busca por soluções diante de questões cruciais como acesso a tratamentos, reajustes contratuais e negativas de cobertura. Essa realidade evidencia a urgência em repensar o atual cenário dos planos de saúde e promover mudanças que garantam uma relação mais equilibrada e justa entre usuários e operadoras.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Zema nega possibilidade de ser vice de Flávio Bolsonaro

Romeu Zema, governador de Minas Gerais (Novo), negou nesta segunda-feira (12/1) a possibilidade de ser vice-presidente do pré-candidato Flávio Bolsonaro (PL) e afirmou...

Aliados do PT compartilham foto de Lula alterada por IA

O deputado federal Lindbergh Farias (PT) publicou neste domingo (11) uma foto de Lula modificada por IA em suas redes sociais. Na imagem,...

Gás do Povo será votado na primeira semana de fevereiro, diz governo

O Congresso Nacional deverá votar a Medida Provisória 1.313/2025, que cria o auxílio Gás do Povo, já na primeira semana de fevereiro, logo...