Desembargador remete à 1ª instância processo contra ex-prefeito baiano; fato remete a informações de concurso

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O ex-prefeito de Ipirá, na Bacia do Jacuípe, Edvonilson Silva Santos (PSD), teve um processo encaminhado à primeira instância por decisão do desembargador Júlio Cezar Lemos Travessa, relator do caso no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), conforme decisão publicada nesta quinta-feira (7).

O processo refere-se à falta de resposta do ex-gestor a solicitações de informações feitas pela Justiça sobre um concurso público realizado em 2014, para preenchimento de vagas em uma escola no povoado da Conceição, zona rural do município. Em 2019, a Defensoria Pública já havia requerido informações sobre a situação do corpo de servidores da mesma instituição de ensino.

À época, o município era governado pelo então prefeito Marcelo Brandão (União), que também não forneceu as informações solicitadas sobre os servidores da escola.

A transferência do processo para a primeira instância deve-se à perda do foro especial (foro privilegiado), visto que Edvonilson Silva Santos não ocupa mais o cargo. Desde 2018, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que os prefeitos terão direito ao foro especial somente em casos relacionados ao mandato em vigor.

Essa decisão confirma a importância da transparência e do cumprimento das obrigações legais por parte dos gestores públicos, garantindo a lisura em processos seletivos e na administração de recursos.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MPF arquiva inquérito que apurava redução de vagas para egressos do Bacharelado Interdisciplinar da Ufba

MPF na Bahia arquivou o Inquérito Civil que apurava a oferta de vagas em um processo seletivo extraordinário da UFBA. O procedimento foi...

Criança de 3 anos morre afogada em piscina em Mata de São João

Uma criança de três anos morreu afogada na tarde desta quinta-feira (11), na localidade da Tapera, em Praia do Forte, Mata de São...

Bebê de 7 meses é salva por inspetor após engasgar dentro de carro na Bahia

Uma bebê de sete meses foi salva por um inspetor do DNIT após engasgar dentro do carro da família, em um trecho da...