Faturamento da indústria tem maior crescimento anual desde 2010

Publicado:

Impulsionado pelo aumento da produção e consumo, o faturamento real da indústria de transformação cresceu 5,6% em 2024, conforme divulgado pela pesquisa Indicadores Industriais da Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta sexta-feira (7). Mesmo com uma queda de 1,3% de novembro para dezembro, o setor alcançou o maior crescimento anual desde 2010.

De acordo com a CNI, a demanda por bens industrializados foi impulsionada pelo baixo desemprego, pelo aumento dos gastos do governo e pela maior concessão de crédito. Essa combinação de fatores manteve o consumo e o investimento aquecidos, refletindo positivamente no faturamento da indústria.

Relacionado:

  • O segundo semestre de 2024 foi mais promissor para a indústria, revela pesquisa.
  • Receita da indústria de máquinas e equipamentos apresenta queda de 8,6%.
  • Produção da indústria brasileira tem retração de 0,6% em novembro.

O número de horas trabalhadas na produção cresceu 4,2% no ano passado em comparação com 2023. Já em dezembro, houve uma diminuição de 1,3%, sinalizando uma desaceleração da indústria no final de 2024.

A utilização da capacidade instalada (UCI) do setor teve uma redução de 0,8 ponto percentual em dezembro, encerrando o ano de 2024 em 78,2% na série ajustada sazonalmente. Na média do ano passado, a UCI cresceu 0,6 ponto percentual em relação a 2023.

O bom desempenho da indústria em 2024 também se refletiu no mercado de trabalho. Houve um aumento de 2,2% no número de postos de trabalho ativos no setor no último ano. Além disso, a massa salarial teve um crescimento de 3%, e o rendimento médio do trabalhador industrial aumentou 0,8%.

No entanto, em dezembro, os indicadores não foram tão positivos. O nível de empregos se manteve estável, mas a massa salarial e o rendimento médio do trabalhador apresentaram uma queda de 0,5% no mês.

A pesquisa, realizada desde 1992 em parceria com as federações estaduais da Indústria, monitora mensalmente a evolução de curto prazo da atividade da indústria de transformação. Os estados avaliados representam mais de 90% do produto industrial brasileiro.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Queda no preço dos alimentos vai permanecer, diz ministro do Desenvolvimento Agrário

As famílias brasileiras sentiram um alívio nas finanças em agosto, conforme destacou o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, em...

Previsão de déficit primário de 2025 cai de R$ 70,877 bi para R$ 69,990 bi no Prisma Fiscal

A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda revelou uma leve redução na previsão do déficit primário para o...

CPI vai recorrer de decisão do STF que desobrigou ‘Careca do INSS’ de depor

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decidiu recorrer da decisão do ministro...