Covid-19: Região Norte tem aumento de casos de SRAG ligados à doença

Publicado:

O boletim Infogripe da Fiocruz destaca que o agravamento dos casos de síndromes respiratórias, especialmente na Região Norte do Brasil, está fortemente associado à Covid-19. Estados como Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins apresentaram um aumento nos casos de SRAG.

Durante a última semana de janeiro e a primeira de fevereiro, houve um acréscimo nos casos de SRAG em crianças e adolescentes nos estados do Amazonas, Pará e Goiás. A identificação do vírus responsável por esse agravamento ainda não foi confirmada, devido à escassez de resultados laboratoriais.

Apesar de registros de SRAG causados pela Covid-19 nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, não houve evolução clínica que demandasse hospitalização. O boletim revela que nas últimas quatro semanas epidemiológicas, 54,1% dos casos de SRAG estavam relacionados ao vírus da Covid-19.

Tendência de Redução de Casos

O Nordeste, que vinha apresentando aumento nos casos de SRAG no início do ano, agora mostra uma tendência de queda. Estados como Paraíba, Maranhão, Rio Grande do Norte e Sergipe indicam probabilidades de redução nas últimas seis semanas.

Nacionalmente, tanto a curto quanto a longo prazo, há uma queda nos casos, com 7.122 notificações de SRAG em 2025, sendo 42,3% com resultado negativo para vírus respiratórios.

Cuidados Permanentes

Tatiana Portella, pesquisadora do Programa de Computação Científica da Fiocruz e do InfoGripe, enfatiza a importância de ficar em casa em isolamento ao apresentar sintomas gripais, evitando transmitir vírus a outras pessoas. O uso de máscara ao sair é essencial, e em caso de piora dos sintomas, a procura por assistência médica é fundamental. A vacinação, principalmente para grupos de risco, deve ser mantida para prevenir agravamentos nos casos.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vigilância Sanitária do Rio fecha bar por venda de bebida sem registro

Neste final de semana, fiscais do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (IVISA-Rio) interditaram o Bar Veneta, localizado na Tijuca, zona norte do Rio...

Casos de coqueluche crescem e provocam internações e mortes

O Brasil registra um crescimento alarmante nos casos de coqueluche, especialmente entre crianças pequenas. Um estudo do Observatório de Saúde na Infância aponta...

Comitiva internacional conhece no Rio sistema de saúde pública

Uma comitiva internacional, composta por representantes de Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné Equatorial, Timor-Leste, Portugal e Espanha, visitou...