STF determina afastamento imediato de Adolfo Menezes da presidência da AL-BA

Publicado:

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Adolfo Menezes (PSD), foi afastado de seu cargo pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em decisão publicada nesta segunda-feira (10). A determinação foi feita pelo ministro Gilmar Mendes, relator do caso, seguindo um mandado de segurança solicitado pelo deputado estadual Hilton Coelho (Psol).

Gilmar Mendes, em sua decisão monocrática, fundamentou-se no Marco Temporal estabelecido pelo STF em 2021, que impede a recondução de presidentes de Assembleias Legislativas ao cargo na mesma legislatura. Adolfo Menezes estaria iniciando seu terceiro mandato consecutivo, eleito em 2021, 2023 e agora em 2025.

Com a decisão, a 1ª vice-presidente da AL-BA, Ivana Bastos (PSD), assume interinamente a presidência e deverá convocar novas eleições, uma vez que não há previsão no Regimento Interno para tal procedimento.

As discussões em torno da sucessão na presidência foram intensas, com o deputado Rosemberg (PT) inicialmente indicado para a 1ª vice-presidência. No entanto, o senador Angelo Coronel também se envolveu na disputa, visando fortalecer sua candidatura ao Senado em 2026 ao lançar o nome de seu filho, o deputado Angelo Coronel Filho.

Após reunião da bancada do PSD, liderada pelo senador Otto Alencar, foi decidida a retirada da candidatura de Angelo Filho, o apoio à reeleição de Adolfo Menezes e a alteração do Regimento Interno da AL-BA para exigir a convocação imediata de novas eleições em caso de impedimento do atual presidente.

Diante disso, o deputado Rosemberg abdicou de sua candidatura à 1ª vice-presidência em favor de Ivana Bastos, visando a harmonia e consenso no processo, evitando possíveis instabilidades na Assembleia Legislativa da Bahia.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ciúme e sangue: o crime envolvendo um ex-estagiário e um pesquisador da Embrapa

Na última segunda-feira, um ex-estagiário da Embrapa, identificado como Enzo Cardoso Vaz Ribeiro, de 22 anos, atacou um pesquisador de 25 anos em...

MPF instaura inquérito para apurar morosidade na importação de Canabidiol pela Anvisa

O Ministério Público Federal (MPF) da Bahia abriu uma investigação sobre a lentidão no processo de importação do medicamento Canabidiol, que é usado...