Atlas: desaprovação de Lula vai a 51,4%, a maior desde janeiro de 2024

Publicado:

Desaprovação de Lula Atinge Maior Nível desde 2024

Uma pesquisa recém-divulgada pela AtlasIntel aponta um aumento significativo na desaprovação do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), atingindo 51,4%. Em contrapartida, a aprovação registrou 45,9%, com 2,7% dos entrevistados sem opinião definida.

Essa desaprovação é a mais alta desde o início da série histórica em janeiro de 2024. A pesquisa revelou um acréscimo de 1,6 ponto percentual na desaprovação em comparação com a última pesquisa realizada em dezembro de 2024, quando estava em 49,8%.

Além disso, a aprovação de Lula diminuiu 1,9 ponto percentual entre os dois levantamentos, passando de 47,8% em dezembro para 45,9% na pesquisa mais recente.

O estudo ouviu 3.125 pessoas entre 27 e 31 de janeiro deste ano, por recrutamento eletrônico, com nível de confiança de 95% e margem de erro de dois pontos percentuais.

Avaliação do Governo

Em relação à avaliação do governo, 46,5% dos entrevistados consideram a gestão ruim ou péssima, enquanto 37,8% a classificam como ótima ou boa, 15,6% como regular e 0,1% não soube opinar.

A análise dos dados revela uma piora gradativa na percepção do governo. O percentual de pessoas que o consideram ruim ou péssimo é o mais alto desde janeiro do ano anterior.

No entanto, em comparação com a administração anterior de Jair Bolsonaro (PL), o governo de Lula é mais bem avaliado. Para 48,5% dos entrevistados, a gestão do petista supera a do antecessor, contra 45,8% que a consideram pior e 5,7% que a veem como igual.

Eleições de 2026

Apesar do aumento na desaprovação e da deterioração na avaliação do governo, Lula figura em empate técnico ou liderança em todos os cenários de segundo turno nas eleições presidenciais de 2026.

Ele aparece à frente, por exemplo, do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos); do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil); do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL); do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP); e de Pablo Marçal (PRTB).

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lula e Janja vão a show de Maria Bethânia em São Paulo

Na noite de sábado, 4 de outubro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama, Janja Lula da Silva, marcaram presença...

Zubeldía elogia atuação do Fluminense diante do Galo no Maracanã; veja

Na noite de sábado, 4 de outubro, o Fluminense venceu o Atlético-MG por 3 a 0, em um jogo marcante da 27ª rodada...

Presos por morte de advogado procuravam por vítimas no centro de SP

Três suspeitos foram presos por envolvimento na morte do advogado Luiz Fernando Pacheco, ocorrida em Higienópolis, São Paulo. Os...