Calorão segue no Sul e temporais castigam maior parte do país; confira

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O calor intenso continua a predominar no Rio Grande do Sul e se estende por toda a Região Sul, conforme relatório do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Enquanto os termômetros registram altas temperaturas, outras áreas do país devem enfrentar chuvas intensas e tempestades ao longo desta terça-feira (11/2).

Em função do intenso calor, o sindicato dos professores estaduais do Rio Grande do Sul solicitou e obteve o adiamento do início das aulas na rede pública, que estava previsto para segunda-feira (10/2).

O fenômeno das altas temperaturas está concentrado no Sul do Brasil, com alertas de risco elevado e perigo em diversas áreas. O alerta de maior intensidade, que indica risco à saúde, é acionado quando a temperatura se mantém 5ºC acima da média por um período de três a cinco dias.

Previsão de chuvas intensas

Apesar do calor intenso, algumas regiões do país serão afetadas por tempestades, especialmente no Centro-Oeste e Sudeste. O Inmet emitiu diversos alertas para chuvas fortes em quase todo o território nacional.

De acordo com o órgão, os alertas de “perigo potencial” indicam chuvas entre 20 e 30 mm/h, ventos fortes de até 60 km/h e possibilidade de queda de granizo. Além disso, existe baixo risco de cortes no fornecimento de energia, danos a plantações, queda de galhos de árvores e áreas alagadas.

Três alertas foram emitidos para chuvas intensas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Dois deles, classificados como nível amarelo, preveem chuvas entre 20 e 30 mm/h, ventos de até 60 km/h e baixo risco de cortes no fornecimento de energia, quedas de galhos, alagamentos e raios.

O segundo alerta, de nível laranja, classificado como “perigo”, aponta chuvas entre 30 e 60 mm/h e ventos intensos de 60 a 100 km/h. O Inmet recomenda que, em caso de ventos fortes, evite se abrigar sob árvores devido ao risco de queda e descargas elétricas, bem como evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de publicidade.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Japão autoriza retomada da maior usina nuclear do mundo quase 15 anos após Fukushima

Japão aprova retomada da maior usina nuclear do mundo, abrindo caminho para que operações no complexo Kashiwazaki-Kariwa voltem a ocorrer. Localizado a cerca...

“Turista sexual”: polícia usa spray de pimenta para prender americano

Autoridades brasileiras prenderam nesta segunda-feira (22/12) um turista americano suspeito de exploração sexual infantil e turismo sexual no Brasil, ligado ao movimento conhecido...

Caçamba desgovernada atinge seis carros e lojas na Getúlio Vargas; condutor é autuado por embriaguez ao volante

Teixeira de Freitas registrou hoje um acidente envolvendo um motorista embriagado que provocou uma série de colisões no centro da cidade por volta...