Antes aliado de Assad, Putin deseja sucesso a novo líder da Síria

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Vladimir Putin conversou pela primeira vez com Ahmed al-Shara, o novo presidente da Síria, e desejou sucesso ao ex-jihadista que derrubou a dinastia de Bashar al-Assad. O contato aconteceu nesta quarta-feira.

Por anos, Putin apoiou o regime de Assad na Síria. No entanto, após a ascensão dos jihadistas do grupo Hayat Tahrir Al-Sham (HTS) que conquistaram partes significativas do país, incluindo a capital Damasco, Assad foi deposto. O ex-presidente sírio fugiu para a Rússia, que agora busca estabelecer relações com a nova administração síria.

Em comunicado divulgado pelo Kremlin, Putin e al-Shara discutiram a situação atual da Síria, com Putin destacando o interesse da Rússia em melhorar a situação socioeconômica no país. Ambos concordaram com a importância de implementar medidas para a normalização sustentável e intensificar o diálogo interno entre as principais forças políticas e grupos étnico-confessionais da população síria.

Antes desse encontro, Moscou já havia enviado uma delegação a Damasco para se reunir com a nova liderança síria. Na época, a administração interina, sob grupos ligados ao jihadismo, recebeu apoio da Rússia para as mudanças em curso no país.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Semob amplia período de testes da linha experimental no Centro Histórico

Principais pontos: 1) a linha E012 entre a Praça da Cruz Caída e o Largo do Campo Grande foi estendida até 27 de...

Homem joga artefato explosivo contra espaço de umbanda em São Paulo

Um homem lançou um artefato explosivo contra um espaço de umbanda em Bauru, no interior de São Paulo, pela manhã de quarta-feira (3/12)....

Congresso aprova MP do licenciamento ambiental incluindo dispositivos vetados por Lula

1) O Senado aprovou a Medida Provisória 1308/25, que cria a licença ambiental especial (LAE) para empreendimentos considerados estratégicos pelo governo federal. A...