Vladimir Putin conversou pela primeira vez com Ahmed al-Shara, o novo presidente da Síria, e desejou sucesso ao ex-jihadista que derrubou a dinastia de Bashar al-Assad. O contato aconteceu nesta quarta-feira.
Por anos, Putin apoiou o regime de Assad na Síria. No entanto, após a ascensão dos jihadistas do grupo Hayat Tahrir Al-Sham (HTS) que conquistaram partes significativas do país, incluindo a capital Damasco, Assad foi deposto. O ex-presidente sírio fugiu para a Rússia, que agora busca estabelecer relações com a nova administração síria.
Em comunicado divulgado pelo Kremlin, Putin e al-Shara discutiram a situação atual da Síria, com Putin destacando o interesse da Rússia em melhorar a situação socioeconômica no país. Ambos concordaram com a importância de implementar medidas para a normalização sustentável e intensificar o diálogo interno entre as principais forças políticas e grupos étnico-confessionais da população síria.
Antes desse encontro, Moscou já havia enviado uma delegação a Damasco para se reunir com a nova liderança síria. Na época, a administração interina, sob grupos ligados ao jihadismo, recebeu apoio da Rússia para as mudanças em curso no país.
Facebook Comments