Beyoncé Knowles, renomada cantora e compositora, está prestes a receber uma honraria que a tornaria oficialmente cidadã baiana. A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) discutirá a entrega da Comenda Dois de Julho, a mais alta distinção da Casa, por meio de um Projeto de Resolução apresentado pelo deputado Nelson Leal (PP) nesta quinta-feira (13).
O deputado destacou a breve passagem da artista por Salvador em dezembro de 2023, quando participou de um evento no Club Renaissance. A presença de Beyoncé na capital baiana colocou a cidade sob os holofotes globais, ecoando o coro entoado por Ivete Sangalo na época: “She is baiana, baby” (Tradução: Ela é baiana, bebê).
Na justificativa do projeto, Nelson Leal mencionou o momento em que Beyoncé surpreendeu ao subir ao palco do Centro de Convenções de Salvador, em evento de lançamento do filme ‘Renaissance: a film by Beyoncé’. Envoltas nas bandeiras do Brasil e da Bahia, a artista causou um alvoroço após muitas especulações sobre sua visita à cidade.
A repercussão da presença de Beyoncé na Bahia foi nacional e internacional, sendo destaque em diversos veículos de comunicação. Famosos e anônimos expressaram sua admiração pela estrela pop. O coro de ‘She is baiana, baby’ foi iniciado por Ivete Sangalo e ecoado por outros artistas como Ludmila, Astrid Fontenelle e Tinna Rios.
Recentemente, fãs baianos de Beyoncé mobilizaram as redes sociais após o anúncio de uma turnê com o álbum ‘Cowboy Carter’, pedindo insistentemente por uma apresentação da cantora na Bahia.
Para estreitar ainda mais seus laços com o estado, Beyoncé fez uma significativa doação de R$ 150 mil em bolsas de estudo para estudantes de Salvador através de sua fundação BeyGOOD, que desde 2013 apoia jovens em situação de vulnerabilidade social.
Parece que realmente só falta o CPF, não é mesmo?
Receber honrarias na AL-BA não se restringe a Beyoncé. O DJ Alok Petrillo também pode ser homenageado. O deputado Laerte do Vando (Podemos) propõe a concessão da Comenda Dois de Julho ao produtor musical, destacando seu casamento com a médica baiana Ramona Novais e seus relevantes projetos sociais no estado.
Alok escolheu a Bahia como sede de seu principal projeto humanitário, atuando em uma comunidade no sertão baiano. Por meio do Instituto Alok, o artista abraçou a missão de fornecer apoio em áreas carentes, como em Canudos, onde criou a Vila da Esperança. O projeto Frutos da Esperança, na região de Jacobina (Chapada Diamantina-BA), também conta com seu suporte, promovendo melhorias na segurança alimentar em parceria com a ong Retratos de Esperança.
Facebook Comments