STF: governo só paga direitos de terceirizados se provada negligência

Publicado:

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou, em julgamento realizado nesta quinta-feira (13/2), que o governo somente será obrigado a arcar com os direitos trabalhistas de um funcionário terceirizado se for comprovada negligência em sua conduta.

Segundo a decisão, cabe ao trabalhador comprovar perante a Justiça que a administração pública tinha conhecimento da situação irregular e nada fez para corrigi-la.

De acordo com o entendimento do STF, o governo só poderá ser responsabilizado pelas obrigações trabalhistas não cumpridas pela empresa terceirizada se haltar prova concreta de negligência na fiscalização do contrato, não de forma automática.

A corte ainda ressaltou que o governo só será considerado negligente caso, após ser notificado formalmente sobre o problema, pelo empregado ou por seu representante, de que a empresa terceirizada estiver descumprindo seus compromissos.

A decisão foi proferida no julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 1298647, com repercussão geral (Tema 1118).

No caso em questão, o estado de São Paulo questionava uma decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que o responsabilizou de forma subsidiária por valores devidos a um trabalhador contratado por uma empresa terceirizada.

No final, o voto do relator, ministro Nunes Marques, prevaleceu com ajustes propostos por outros ministros. Durante a votação, foi mencionado que a jurisprudência do Supremo já exclui a responsabilidade automática da administração pública, condicionando sua condenação à comprovação clara de falhas na fiscalização dos contratos de terceirização.

Maioria do Tribunal entendeu que a obrigação de demonstrar essa falha recai sobre quem entra com a ação judicial.

O relator foi acompanhado pela ministra Cármen Lúcia e pelos ministros Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes, André Mendonça e Gilmar Mendes.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia Militar recupera motocicleta roubada em São Caetano

Na tarde de sexta-feira, 10, a Polícia Militar da 9ª CIPM recuperou uma motocicleta com registro de furto no bairro de São Caetano,...

Procon fiscaliza mil bares em ação contra bebida adulterada em SP

Na noite de sexta-feira, um mutirão com mais de 400 agentes do Procon-SP e Procons municipais de 92 cidades passou a limpo mais...

Audiência pública discute condições de acesso de familiares de presos durante as visitas no Complexo da Mata Escura

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) realizou uma audiência pública na sede da Instituição, no CAB, para discutir as dificuldades enfrentadas por familiares...