Síndrome respiratória: casos graves aumentam com volta às aulas

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Ao retornarem às aulas no início de fevereiro, houve um aumento significativo nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre os dias 2 e 8, de acordo com o Boletim InfoGripe da Fiocruz. Esse aumento está diretamente ligado à maior circulação do vírus entre os jovens, especialmente na faixa etária dos 5 aos 14 anos, devido ao retorno às salas de aula. O convívio prolongado em ambientes fechados favorece a transmissão de vírus respiratórios.

Os estados de Goiás e do Distrito Federal apresentaram o maior aumento de casos de SRAG. Contrariamente, os estados do Sul, Sudeste e Nordeste mantêm os casos em baixa, de acordo com o InfoGripe.

A Covid-19 continua sendo o principal agente causador de agravos respiratórios, afetando principalmente idosos, grupos com comorbidades e crianças pequenas. Para prevenir casos de SRAG, Tatiana Portella, pesquisadora do Programa de Computação Científica da Fiocruz e do Boletim InfoGripe, destaca a importância da vacinação.

“É fundamental que a população esteja com a vacinação em dia para evitar complicações graves. Além disso, recomenda-se o uso de máscaras em ambientes fechados e nos postos de saúde, especialmente para aqueles que residem em estados com aumento de casos de SRAG por Covid-19”.

Mortes ainda estão sendo causadas pela Covid-19

Vírus respiratórios podem levar à morte, por isso cuidados são essenciais ao apresentar sintomas gripais como coriza, tosse ou febre. É importante permanecer em isolamento domiciliar até a completa recuperação, prevenindo a transmissão do vírus, seja entre alunos na escola ou outras pessoas na comunidade. Caso seja necessário sair, o uso de máscara é imprescindível.

Entre as mortes relacionadas a vírus respiratórios, a Covid-19 ainda lidera, sendo responsável por 52,3% nos últimos quatro períodos epidemiológicos.

Pixel Brasil 61

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primeira unidade inteligente do SUS será no hospital da USP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) será a sede do primeiro Instituto Tecnológico de Emergência...

Estudo mostra que inflamação no cérebro pode ser chave do Alzheimer

Uma pesquisa liderada pelo neurocientista Eduardo Zimmer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostra que a inflamação cerebral pode ser...

Ultraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros

O consumo de ultraprocessados na alimentação dos brasileiros aumentou significativamente, passando de 10% nos anos 80 para 23% atualmente. Este alerta é trazido...