Belém pode se tornar a capital do Brasil em novembro

Durante a Conferência do Clima da ONU, a COP 30, que ocorrerá em Belém, em novembro de 2025, a capital do Brasil poderá ser transferida de Brasília para a capital paraense. A proposição foi feita pela deputada Duda Salabert (PDT-MG), que apresentou um projeto de lei sugerindo a transferência simbólica da sede governamental para Belém durante o evento.
De acordo com o projeto, durante esse período, o governo federal, o Congresso Nacional e até mesmo o STF poderão temporariamente estabelecer suas sedes em Belém. A mudança, ainda que simbólica, exigiria organização por parte do Poder Executivo, resultando no registro das decisões oficiais datadas de Belém, ao invés de Brasília.
“A transferência temporária da capital do Brasil para Belém durante o evento reforça a importância da Amazônia na agenda ambiental internacional, permitindo uma maior interlocução entre as autoridades brasileiras e as delegações estrangeiras, além de impulsionar o desenvolvimento local e fortalecer o papel do Brasil como protagonista nas negociações climáticas”, afirma a deputada no projeto de lei.
Para se concretizar, a mudança temporária da sede do governo durante a COP 30 precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente. Essa não seria a primeira vez em que a transferência simbólica da capital ocorre, sendo lembrada a mudança para o Rio de Janeiro em 1992, durante a ECO 92, conferência da ONU sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento realizada na capital fluminense.

Facebook Comments