STF confirma decisão sobre porte de maconha para uso pessoal

Publicado:

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) reiterou, de forma unânime, a manutenção da decisão que descriminalizou o porte de maconha para uso pessoal, estabelecendo 40 gramas como a quantidade que diferencia usuários de traficantes.

O julgamento ocorreu no plenário virtual e os recursos apresentados pela Defensoria Pública e pelo Ministério Público de São Paulo para esclarecer o resultado foram rejeitados ao final da sessão, encerrada em 14/02.

O voto do relator, ministro Gilmar Mendes, foi seguido por todos os ministros desde o início do julgamento virtual, que ocorreu em julho do ano passado.

Porte não legalizado

É importante ressaltar que a decisão do Supremo não legaliza o porte de maconha. O ato de portar maconha para uso pessoal permanece como um comportamento ilícito, o que significa que ainda é proibido fumar a substância em locais públicos.

O Supremo julgou a constitucionalidade do Artigo 28 da Lei de Drogas (Lei 11.343/2006). Para distinguir usuários de traficantes, a lei estabelece penas alternativas, como prestação de serviços à comunidade, advertência sobre os efeitos das drogas e participação em cursos educativos.

A Corte confirmou a validade da lei, porém considerou que as consequências são de natureza administrativa, eliminando a exigência de prestação de serviços à comunidade.

A advertência e a participação em cursos educativos permanecem válidas e serão aplicadas pela Justiça em procedimentos administrativos, sem gerar consequências penais. Além disso, a posse e o porte de até seis plantas fêmeas de maconha não acarretam penalidades.

No entanto, é importante destacar que mesmo pequenas quantidades de maconha podem levar um usuário a ser considerado traficante caso haja evidências de atividade comercial, como a presença de balanças e registros contábeis, identificados pelas autoridades policiais ou judiciais.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entidades encampam defesa de Barroso por uma mulher no STF e a baiana Manuellita Hermes está entre as mais cotadas

A recente declaração do ministro Luís Roberto Barroso sobre a necessidade de indicar uma mulher para sua vaga no Supremo Tribunal Federal (STF)...

Jovem de 19 anos é presa acusada de participação no desaparecimento de três amigas no interior da Bahia

Uma mulher de 19 anos foi detida nesta segunda-feira (13) em Anguera, cidade na região metropolitana de Feira de Santana, por suspeita de...

PT usa “vitrine” do Piauí para emplacar bandeira na Segurança em SP

As bancadas do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo e na Câmara Municipal da capital vão apresentar propostas nesta terça-feira (14/10) com...