TCM-BA pune ex-prefeitos de Poções por irregularidades previdenciárias

Publicado:

TCM-BA pune ex-prefeitos de Poções por irregularidades previdenciárias

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) julgou parcialmente procedente uma denúncia contra os ex-prefeitos de Poções, no sudoeste da Bahia, Leandro Araújo Mascarenhas (2017–2020) e Otto Wagner Magalhães (2013–2016), e o ex-presidente da Câmara Municipal, Davi Soares Nascimento (2018), por irregularidades no recolhimento de parcelas previdenciárias.

Segundo informações do Achei Sudoeste, parceiro do Bahia Notícias, a denúncia foi apresentada pela 5ª Inspetoria Regional de Controle Externo do TCM, que apurou que os gestores foram responsáveis pelo atraso no recolhimento de parcelas previdenciárias nos exercícios de 2017 e 2018.

Essa irregularidade causou a retenção de R$ 163.426,06 do Fundo de Participação do Município (FPM) para o pagamento de juros e multas decorrentes do atraso nos pagamentos ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

Apesar de entender que não ficou comprovado que o município possuía saldo disponível para quitar as guias previdenciárias nas datas de vencimento, o TCM decidiu não punir os gestores com o ressarcimento ao erário. No entanto.

O Tribunal aplicou multas de R$ 1,5 mil aos ex-prefeitos Leandro Mascarenhas e Otto Magalhães, e advertiu o ex-presidente da Câmara, Davi Nascimento, sobre a importância de cumprir os prazos para quitação das guias previdenciárias. A decisão ainda cabe recurso.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

AL-BA sedia seminário sobre PEC que propõe criação do Sistema Único de Segurança Pública

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) foi palco de um seminário estadual na manhã desta segunda-feira, dia 13, sobre a Proposta de Emenda...

Homem é morto após espancamento com golpes de madeira em Euclides da Cunha; acusado foi preso

Um homem de 54 anos foi brutalmente espancado em Euclides da Cunha, na Bahia. O crime ocorreu no último sábado (11), após um...

Júnior Muniz pede licença na AL-BA após ser convidado a participar de evento da BYD na China pela 2ª vez

O deputado estadual Júnior Muniz (PT) pediu licença na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) para participar de um evento na fábrica da BYD...