No período do Carnaval, o Hospital da Mulher, situado no Largo de Roma, estará disponível para fornecer suporte e assistência a mulheres que tenham sido vítimas de abuso e violência sexual. Uma equipe multidisciplinar composta por ginecologistas, enfermeiras, assistentes sociais, psicólogas e farmacêuticas estará responsável pelos atendimentos.
O Serviço de Atendimento às Mulheres Expostas à Violência Sexual, conhecido como Serviço AME, funcionará ininterruptamente, oferecendo um acolhimento humanizado tanto para mulheres cis quanto trans a partir dos 12 anos de idade. Não é necessário fazer agendamento; basta comparecer à unidade de saúde.
O encaminhamento para o serviço também poderá ser feito através da rede de combate à violência contra a mulher, por intermédio de órgãos judiciais e policiais, como o Instituto Médico Legal (IML), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), as Delegacias Especializadas de Atenção à Mulher (Deam’s), as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou a Central Estadual de Regulação da Bahia (CER-BA).
No hospital, as pacientes serão submetidas a exames laboratoriais sorológicos, receberão profilaxia para HIV e ISTs, contraceptivos de emergência e passarão por avaliações médicas em parceria com o IML. Para uma melhor recuperação, o Serviço AME recomenda que o atendimento inicial seja realizado em até 72 horas após o ocorrido. Após a assistência, se a mulher desejar, acompanhamento até uma delegacia especializada para registro da ocorrência será disponibilizado.
Facebook Comments