Israel ataca Líbano pouco antes do funeral de líder do Hezbollah

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O exército israelense realizou um ataque na manhã deste domingo (23/2) contra lançadores de foguetes no sul do Líbano, que representavam uma “ameaça iminente” à população civil israelense.

Além disso, houve outro ataque específico contra uma instalação militar onde a presença do Hezbollah foi identificada em outra área no Líbano. Essas ações ocorreram pouco antes do início de um funeral em massa em Beirute para o líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, morto em setembro em um ataque israelense.

Os ataques israelenses se concentraram nas regiões de Tyre e Nabatiye, distantes da fronteira com Israel, de acordo com a Agência Nacional de Notícias (ANI).

No sábado à noite (22/2), o exército israelense havia lançado ataques na região fronteiriça entre Líbano e Síria, alegando a intercepção de armamentos provenientes de grupos pró-iranianos em direção ao Líbano.

Apesar de um frágil cessar-fogo vigente desde novembro no Líbano entre Israel e o Hezbollah, rupturas ocorrem frequentemente. A retirada militar israelense do sul do Líbano em fevereiro foi seguida pela manutenção de posições estratégicas.

Cerimônia fúnebre de Hassan Nasrallah

O Hezbollah realizou o funeral de seu líder, Hassan Nasrallah, neste domingo. Milhares de pessoas compareceram desde sábado no sul de Beirute. Mesmo com o clima frio e neve, caravanas de veículos chegaram de diferentes regiões ao redor da capital libanesa.

Salas de oração nos arredores da capital foram preparadas para acomodar os visitantes. A cerimônia está ocorrendo no complexo esportivo da capital, sendo protegida por 4 mil soldados e policiais libaneses, além de 25 mil militantes do Hezbollah.

O Hezbollah busca demonstrar sua capacidade de mobilização e recuperação perante seus apoiadores e adversários, reforçando sua influência através do maior funeral já visto no Líbano.

O partido também pretende mostrar sua resiliência e organizar um evento marcante, empregando recursos significativos para coordenar o monumental encontro no complexo esportivo de Beirute.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dupla mata menores para “mostrar serviço” e ser promovida em facção

A Polícia Civil do Espírito Santo finalizou o inquérito sobre o assassinato de dois adolescentes, de 14 e 15 anos, ocorridos em julho...

Homem de 34 anos morre no HECB após sofrer queda em Itamaraju

Teixeira de Freitas registra morte após queda Maicon Pessoa da Conceição, 34 anos, natural de Itamaraju, morador do bairro Tarcísio Carletto,...

Datafolha: no 2º turno, Lula venceria Flávio com 51% dos votos

Datafolha aponta vantagem de Lula sobre Flávio Bolsonaro em um eventual segundo turno. Em cenário estimululado, o presidente registra 51% das intenções de...