Justiça do Rio de Janeiro inicia julgamento do caso de órgãos infectados por HIV

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Justiça do Rio de Janeiro deu início ao julgamento do caso que envolveu transplantes de órgãos contaminados com HIV no ano passado. Seis pessoas ligadas ao laboratório PCS Saleme estão sendo julgadas.

Os réus são os sócios Walter Vieira e Matheus Sales Teixeira Bandoli Vieira, juntamente com os funcionários Ivanilson Fernandes dos Santos, Cleber de Oliveira Santos, Jacqueline Iris Barcellar de Assis e Adriana Vargas dos Anjos, esta última acusada de assinar um laudo fraudulento.

A fraude veio à tona em outubro do ano anterior, quando investigações revelaram que o laboratório emitiu laudos falsos, não detectando a presença do HIV em órgãos de dois doadores, contratados pelo governo estadual através da Fundação Saúde para realizar exames sorológicos.

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro confirmou a investigação da infecção por HIV em seis pacientes que passaram por transplantes de rins, fígado, coração e córnea. Os acusados estão respondendo por lesão corporal grave, associação criminosa, falsificação de documentos particulares e falsidade ideológica.

Na audiência de instrução e julgamento, na 2ª Vara Criminal de Nova Iguaçu, estão programados depoimentos de testemunhas indicadas pelo Ministério Público do Rio de Janeiro e pelos advogados de defesa, bem como o interrogatório dos réus.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ministério Público Federal recomenda instalação de CPI do MST na AL-BA e decisão vai ao STJ

O Ministério Público Federal (MPF) opinou pelo provimento parcial do recurso apresentado pelo deputado estadual Leandro de Jesus (PL) e defendeu a instalação da...

Milei canta “Burning Love” com Orbán em meio a protestos na Argentina. Veja vídeo

Em meio à onda de protestos e greve geral na Argentina contra a reforma trabalhista, o presidente Javier Milei foi flagrado, nesta quinta-feira (19/2), durante...

STF aprova acordo para custeio de tratamento de câncer no SUS

HUGO BARRETO / METRÓPOLES @hugobarretophoto O Supremo Tribunal Federal (STF) referendou, por unanimidade, nesta quinta-feira (19/2), a homologação de um acordo interfederativo que redefine...