Raro alinhamento de planetas poderá ser visto nesta semana

Publicado:

Um evento raro e espetacular está prestes a acontecer para os apaixonados por astronomia: um alinhamento único de planetas que será visível nos próximos dias. Chamado de “desfile de planetas”, esse fenômeno ocorre apenas algumas vezes por século e poderá ser observado entre este domingo (23) e quarta-feira (26), de acordo com especialistas.

Durante esse período, seis planetas estarão visíveis no céu noturno, sendo que quatro deles poderão ser vistos a olho nu. Marte e Júpiter estarão posicionados no alto do sudeste, enquanto Vênus, o mais brilhante, surgirá no oeste e Saturno logo abaixo. Netuno e Urano, por sua vez, permanecerão praticamente invisíveis sem a ajuda de telescópios.

Melhores dias e horários para observação:
Segundo a professora Patricia Reiff, da Universidade Rice, no Texas (EUA), a melhor oportunidade para observar o fenômeno será entre segunda-feira (24) e terça-feira (25). Contudo, ela alerta que avistar Mercúrio e Saturno pode ser complicado, devido ao brilho do pôr do sol no horizonte oeste.

O pesquisador Frank Tveter, especialista em mecânica celeste do site Timeanddate.com, analisou a frequência em que todos os planetas ficam visíveis simultaneamente acima do horizonte em céus escuros, levando em consideração momentos em que o Sol está a seis graus ou mais abaixo do horizonte, proporcionando uma observação mais nítida dos astros.

Durante quatro noites, os observadores terão a oportunidade de testemunhar um espetáculo astronômico único. Esse tipo de alinhamento planetário é considerado um evento raro e excepcional, tornando a experiência ainda mais especial. O último fenômeno semelhante ocorreu há muitos anos, e o próximo não está previsto para acontecer tão cedo.

Para os entusiastas e curiosos da astronomia, essa é uma oportunidade única para contemplar a beleza dos planetas alinhados no céu e, quem sabe, capturar belas imagens. O uso de telescópios e binóculos pode facilitar a observação de Urano e Netuno, que não são visíveis a olho nu.

Se as condições climáticas permitirem, os brasileiros também poderão desfrutar desse espetáculo astronômico e testemunhar um dos fenômenos naturais mais fascinantes do céu noturno.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Planeta “impossível” abriu caminho para seis mil descobertas há 30 anos

No dia 6 de outubro de 1995, os cientistas suíços Michel Mayor e Didier Queloz fizeram uma revelação que mudaria para sempre a...

Com ‘ilha solar’, Itaipu começa a testar outros jeitos de gerar energia

A usina de Itaipu, localizada na fronteira entre Brasil e Paraguai, concluiu a montagem da sua primeira ilha solar flutuante no reservatório do...

Semana traz primeira Superlua de 2025

Neste mês, a cidade se prepara para um espetáculo celeste. Na próxima terça-feira, dia 7, a Lua entra de forma oficial na fase...