Raro alinhamento de planetas poderá ser visto nesta semana

Publicado:

Um evento raro e espetacular está prestes a acontecer para os apaixonados por astronomia: um alinhamento único de planetas que será visível nos próximos dias. Chamado de “desfile de planetas”, esse fenômeno ocorre apenas algumas vezes por século e poderá ser observado entre este domingo (23) e quarta-feira (26), de acordo com especialistas.

Durante esse período, seis planetas estarão visíveis no céu noturno, sendo que quatro deles poderão ser vistos a olho nu. Marte e Júpiter estarão posicionados no alto do sudeste, enquanto Vênus, o mais brilhante, surgirá no oeste e Saturno logo abaixo. Netuno e Urano, por sua vez, permanecerão praticamente invisíveis sem a ajuda de telescópios.

Melhores dias e horários para observação:
Segundo a professora Patricia Reiff, da Universidade Rice, no Texas (EUA), a melhor oportunidade para observar o fenômeno será entre segunda-feira (24) e terça-feira (25). Contudo, ela alerta que avistar Mercúrio e Saturno pode ser complicado, devido ao brilho do pôr do sol no horizonte oeste.

O pesquisador Frank Tveter, especialista em mecânica celeste do site Timeanddate.com, analisou a frequência em que todos os planetas ficam visíveis simultaneamente acima do horizonte em céus escuros, levando em consideração momentos em que o Sol está a seis graus ou mais abaixo do horizonte, proporcionando uma observação mais nítida dos astros.

Durante quatro noites, os observadores terão a oportunidade de testemunhar um espetáculo astronômico único. Esse tipo de alinhamento planetário é considerado um evento raro e excepcional, tornando a experiência ainda mais especial. O último fenômeno semelhante ocorreu há muitos anos, e o próximo não está previsto para acontecer tão cedo.

Para os entusiastas e curiosos da astronomia, essa é uma oportunidade única para contemplar a beleza dos planetas alinhados no céu e, quem sabe, capturar belas imagens. O uso de telescópios e binóculos pode facilitar a observação de Urano e Netuno, que não são visíveis a olho nu.

Se as condições climáticas permitirem, os brasileiros também poderão desfrutar desse espetáculo astronômico e testemunhar um dos fenômenos naturais mais fascinantes do céu noturno.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cerâmica de 2.700 anos revela dívida do Reino de Judá ao Império Assírio

Arqueólogos fizeram uma descoberta surpreendente em Jerusalém: a primeira inscrição assíria do período do Primeiro Templo, datada de aproximadamente 2.700 anos atrás. O...

Possível exolua vulcânica explicaria gás incomum em planeta gigante

Uma equipe internacional, liderada por Apurva Oza, do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), anunciou uma forte candidata a ser uma exolua do...

Hora de renovar a casa: seleção de eletrodomésticos com preços imperdíveis

Renovar os eletrodomésticos pode transformar a casa, e quando boas ofertas aparecem, não dá para deixar passar. Desde geladeiras conectadas até máquinas de...