17% dos homicídios em 2024 no Distrito Federal ocorreram em estabelecimentos que vendem bebida alcoólica. O secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, apresentou um balanço dos últimos 10 anos, revelando esse dado alarmante. A fim de diminuir a violência e prevenir crimes desse tipo, a pasta defende a redução do horário de funcionamento das distribuidoras de bebidas na capital.
Avelar destacou que as distribuidoras funcionam 24 horas por dia no DF, o que aumenta os riscos de crimes nesses estabelecimentos. Ao contrário de bares e restaurantes, as distribuidoras não possuem as mesmas regulamentações e têm como único objetivo a distribuição de produtos, sem proporcionar um local de consumo. O secretário ressalta: “Elas se aproveitam de um alvará que as beneficia, já que, em princípio, uma distribuidora não é considerada um estabelecimento de risco. Contudo, é justamente nesses locais que se observa o aumento de homicídios e outros crimes graves em regiões como Itapõa, Paranoá e Ceilândia”.
A pasta pretende levar essa discussão ao Governo do Distrito Federal e à sociedade. O levantamento de homicídios em 2024 também mostrou que 95% das vítimas são homens. Além disso, chama atenção o uso de armas brancas e o crescente envolvimento de pessoas em situação de rua.
Reprodução/Agência Brasil

Facebook Comments