Desemprego cresce no Brasil e chega a 6,5%, mas tem menor taxa para o trimestre encerrado em janeiro desde 2012

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Desemprego cresce no Brasil e atinge 6,5%, apresentando a menor taxa para o trimestre encerrado em janeiro desde 2012. Houve um aumento de 0,3 ponto percentual em relação aos 6,2% registrados nos três meses até outubro, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), apontando 7,2 milhões de desempregados no país.

Itaci Batista/Estadão Conteúdo

Carteira de trabalho

Expectativas do mercado financeiro indicavam uma taxa de 6,6%.

A taxa de desemprego no Brasil atingiu 6,5% no trimestre encerrado em janeiro, representando um acréscimo de 0,3 ponto percentual em relação aos 6,2% registrados nos três meses até outubro. Apesar desse crescimento, é a menor taxa para o período que termina em janeiro desde 2012. As expectativas do mercado financeiro apontavam para 6,6%.

No mesmo período, o número de desempregados foi de 7,2 milhões, refletindo um aumento de 5,3% em comparação com o trimestre anterior. Em relação ao mesmo período do ano anterior, houve uma queda de 13,1%. Já a população ocupada totalizou 103 milhões, com uma leve redução de 0,6% em relação ao trimestre anterior, mas um crescimento de 2,4% em um ano.

O cenário de redução do desemprego nos últimos anos é atribuído ao desempenho positivo da economia e a várias medidas de estímulo adotadas pelo governo. Mesmo com sinais de recuperação na taxa de participação na força de trabalho, ela ainda está abaixo dos níveis pré-pandemia, devido ao envelhecimento da população e à decisão de muitos jovens em se dedicarem aos estudos em vez de ingressarem no mercado de trabalho.

Para 2025, os economistas preveem uma desaceleração na atividade econômica, sem previsão de aumento significativo na taxa de desemprego. As expectativas são cautelosas, sugerindo que, apesar dos desafios, a situação do emprego possa permanecer estável.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vendas no Natal devem movimentar R$ 85 bi na economia brasileira, mostra pesquisa

As vendas no varejo brasileiro para o Natal de 2025 devem gerar um impacto de R$ 84,9 bilhões na economia. Essa informação é...

Inflação do aluguel cai 0,11% em 12 meses, primeiro recuo desde maio de 2024

A inflação do aluguel, medida pelo Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), apresentou uma queda de 0,11% no acumulado de 12 meses,...

Brasil criou mais de 85 mil vagas em outubro, aponta Caged

O Ministério do Trabalho e Emprego divulgou nesta quinta-feira (27) os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) referente ao mês...