Dias Toffoli acompanha Gilmar Mendes e mantém afastamento de Adolfo Menezes na AL-BA

Publicado:

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), alinhou-se ao voto do relator, Gilmar Mendes, no plenário virtual que discutia o afastamento do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Adolfo Menezes (PSD). Esta decisão confirma dois votos a favor do afastamento de Adolfo, uma vez que alega a configuração de um terceiro mandato sequencial.

Restam ainda nove ministros do Supremo Tribunal Federal para votar e o prazo para o plenário virtual encerra-se nesta sexta-feira (28). Caso nenhum ministro abra uma divergência e seja acompanhado pela maioria, Adolfo não retomará a presidência da Assembleia Legislativa.

Existe a possibilidade de um dos membros da Suprema Corte solicitar destaque, levando o processo à apreciação no Plenário Físico. Contudo, até o momento, não houve indicação nesse sentido.

Enquanto aguarda-se uma definição sobre o futuro da presidência da AL-BA, a deputada Ivana Bastos, 1ª vice-presidente, segue interinamente à frente dos trabalhos legislativos na Bahia.

PARECER DA PGR
Após solicitação do relator, a Procuradoria-Geral da República emitiu um parecer reconhecendo a ilegalidade da segunda recondução de Adolfo Menezes à presidência da AL-BA.

De acordo com o parecer assinado pela subprocuradora-geral da República, Maria Caetana Cintra Moura, a “recondução viola a regra da Suprema Corte, que estabelece que duas reeleições sucessivas, ocorridas nos biênios 2021-2023 e 2023-2025, impedem um terceiro mandato consecutivo para o mesmo cargo de presidente, já ocupado duas vezes”.

A subprocuradora endossou o argumento utilizado por Mendes ao determinar o afastamento de Adolfo, levando em conta o marco temporal definido pelo STF para avaliação de inelegibilidades, considerando que as gestões iniciadas nos biênios 2021-2022 e eleitas após 07 de janeiro de 2021 – como foi o caso do presidente da AL-BA, escolhido em fevereiro daquele ano para seu primeiro mandato no cargo.

Fica claro que a situação na Assembleia Legislativa da Bahia permanece instável, aguardando desfecho por parte do Supremo Tribunal Federal. Enquanto isso, a interinidade de Ivana Bastos segue na condução dos trabalhos legislativos no estado.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

INSS alerta sobre cobrança indevida por serviços gratuitos e gera reação da OAB, que pede reunião urgente

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fez um alerta nas redes sociais sobre "atravessadores" que cobram por serviços que deveriam ser gratuitos....

SSP anuncia novo concurso da Polícia Civil na Bahia para o próximo ano; saiba mais

O Governo do Estado da Bahia anunciou, nesta terça-feira (4), a...