Governo Trump exalta prisão de brasileiro suspeito de estupro como vitrine de política de imigração

Publicado:

O governo do presidente Donald Trump tem utilizado a prisão de brasileiros nos Estados Unidos, suspeitos de cometerem crimes no país, como uma forma de destacar a sua política de imigração, que visa realizar deportações em larga escala.

Nas últimas semanas, os canais de comunicação do ICE (Serviço de Imigração dos Estados Unidos) e a Casa Branca incluíram pelo menos dois brasileiros presos como exemplos da efetividade de suas ações. Um deles foi acusado de estupro e o outro de agressão e participação em gangue, sendo ambos detidos em Massachusetts, estado com grande presença da comunidade brasileira nos EUA.

O governo ressaltou a ofensiva de Trump contra cartéis e a prioridade em deportar criminosos migrantes ilegais. A Casa Branca destacou as prisões de imigrantes acusados de crimes, incluindo o brasileiro Vitor Guimarães Silva, de 21 anos, detido em Bellingham, Massachusetts, com o apoio do escritório federal de apreensões de drogas.

Guimarães entrou legalmente nos Estados Unidos em setembro de 2017, mas permaneceu após o vencimento do seu visto. Já tinha sido condenado por agressão e lesão corporal em 2019 e recebeu uma ordem de prisão do ICE naquela época. Considerado um membro de uma gangue violenta, a sua presença na comunidade foi considerada inaceitável pelas autoridades de imigração.

Outro caso em destaque foi o de Willian Robert Vasconcelos-Dos Santos, preso em Falmouth por suspeita de estupro. Ele já havia sido detido ao entrar ilegalmente nos EUA pela fronteira da Califórnia em 2019, sendo liberado e posteriormente detido novamente em Massachusetts.

Estes casos ressaltam a colaboração entre o governo estadual de Massachusetts, de oposição a Trump, e as autoridades de imigração. A postura da governadora Maura Healey, contrária à política de deportação em massa, destaca os desafios relacionados à imigração irregular e crimes cometidos por imigrantes no país.

Essas situações evidenciam a complexidade das questões migratórias e a necessidade de um debate amplo e responsável sobre políticas de imigração nos Estados Unidos.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

EUA lamenta mortes de policiais no RJ e se coloca “à disposição”

O governo dos Estados Unidos enviou uma carta ao secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Victor dos Santos, oferecendo apoio enfrentamento...

Longe de George, Charlotte e Louis, William ativa “modo pai” no Brasil

O príncipe William está em turnê oficial pelo Brasil até esta quinta-feira (6/11). Na manhã de terça-feira (4/11), ele visitou a Ilha de...

A preservação da memória ancestral na cidade mais indígena do Brasil

Uiramutã, localizada no extremo norte de Roraima, se destaca por ter cerca de 95% de sua população composta por povos indígenas. Apesar dessa...