SP: sensação térmica chega a quase 60°C perto do Carnaval. Veja fotos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

São Paulo – Imagens registradas por uma câmera termogênica revelaram que a sensação térmica em pontos da cidade de São Paulo pode chegar a quase 60°C. As medições ocorreram em áreas estratégicas com grande concentração de blocos de Carnaval e alta movimentação de pessoas. No Largo da Batata, por exemplo, a sensação térmica atingiu 59,9°C em um dos dias analisados.

Já no Obelisco do Ibirapuera, a sensação térmica chegou a 59,4°C durante a medição realizada. Em contrapartida, a Avenida Sumaré, em uma região mais arborizada, apresentou uma temperatura um pouco mais branda, atingindo 47,1°C.

No centro da cidade, locais como a Praça da República, Praça Roosevelt, Theatro Municipal e Shopping Light registraram temperaturas extremamente elevadas durante a última terça-feira. A Praça da República foi onde se registrou a sensação térmica mais alta, chegando a 57,1°C.

Defesa Civil alerta para altas temperaturas no Carnaval

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para altas temperaturas em todo o estado durante o Carnaval. O calor intenso está previsto para começar a partir desta sexta-feira, indo até a quarta-feira de cinzas. Embora haja previsão de calor intenso, não se descarta a possibilidade de pancadas de chuva isoladas, acompanhadas por raios, granizo e rajadas de vento.

Em algumas regiões do interior, como Presidente Prudente e Marília, os termômetros poderão atingir os 37°C. Na capital, São Paulo, a previsão indica temperaturas 3°C a 4°C acima da média climatológica em pelo menos um dos dias de festividades carnavalescas.

Cuidados para o Carnaval

Para aproveitar o Carnaval com segurança, a Defesa Civil recomenda o uso de protetor solar, roupas leves, chapéus e óculos escuros. Manter-se hidratado, mesmo sem sentir sede, é essencial. Além disso, é fundamental evitar a exposição direta ao sol entre 10h e 16h. Crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas necessitam de atenção especial, sendo aconselhável evitar o contato direto das patas de animais de estimação com o asfalto quente, proporcionando-lhes ambientes sombreados e bem arejados.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Servidor da CGU que agrediu mulher já ameaçou gerente de mercado no DF

Resumo dos fatos: Um auditor da Controladoria-Geral da União (CGU), David Cosac Júnior, 50 anos, foi flagrado em vídeo agredindo uma mulher e...

Carlos diz que reveza com Michelle em monitoramento da apneia de Bolsonaro

Carlos Bolsonaro informou nas redes sociais, na noite desta quinta-feira (25/12), que está se revezando nos cuidados com o pai, Jair Bolsonaro (PL),...

Governo pretende reduzir envio de projetos ao Congresso em 2026 para evitar conflitos em ano eleitoral

Mesmo com a expectativa de que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), passe a adotar uma linha mais alinhada ao PT em...