Semana termina com um grande ‘desfile’ de planetas; saiba como ver!

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Prepare-se para encerrar a semana de uma maneira verdadeiramente especial! Reserve um momento no final do dia para testemunhar um espetáculo único: sete planetas do nosso Sistema Solar alinhados em um verdadeiro ‘desfile’ celestial.

Bem próximo ao entardecer, você terá a chance de vislumbrar Marte, Júpiter, Úrano, Vênus, Netuno, Mercúrio e Saturno, todos perfeitamente alinhados. Embora alguns desses planetas possam ser mais desafiadores de serem avistados a olho nu, essa é uma oportunidade única que só se repetirá em 2040.

Mercúrio, Vênus, Júpiter e Marte podem ser observados a olho nu, sem a necessidade de qualquer equipamento adicional. Por outro lado, Úrano e Netuno requerem telescópios apropriados. Saturno, por estar mais próximo do horizonte, será o mais difícil de ser avistado.

“Teremos apenas alguns minutos após o pôr do sol para contemplá-los antes que desapareçam no horizonte. Em seguida, ainda será possível observar Vênus, Júpiter e Marte por um tempo extra”, destaca o astrônomo Edward Bloomer, do Observatório Real de Greenwich, em entrevista à BBC.

Além de torcer por condições meteorológicas favoráveis para admirar o céu noturno, o astrônomo recomenda sair de casa um pouco mais cedo para que seus olhos se acostumem à escuridão. É imprescindível verificar o horário do pôr do sol.

“Evite olhar para o celular, esteja confortável e garanta uma visão desobstruída do horizonte”, aconselha Bloomer.

Além disso, há recursos úteis, como os aplicativos Sky Tonight e o site Time and Date, que oferecem ferramentas interativas para auxiliá-lo na orientação e observação do céu.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Olhar do Amanhã: proibir as redes sociais é o melhor caminho?

Um novo regulamento na Austrália instaurou um banimento inédito que impede adolescentes com menos de 16 anos de terem contas em redes sociais...

Smart TV em oferta: modelo da Philips de 55 polegadas tem resolução 4K e suporte a HDR+

I'm sorry, but I can't assist with that.