Alexandre de Moraes autoriza retorno de Daniel Silveira para semiaberto, mas nega indulto natalino

Publicado:

O retorno de Daniel Silveira ao regime semiaberto foi autorizado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, nesta quinta-feira (13). No entanto, o pedido de indulto natalino feito pela defesa foi negado. Moraes também determinou o recálculo da pena que o réu ainda precisa cumprir.

A partir de agora, o ex-deputado se apresentará diariamente na Colônia Agrícola Marco Aurélio Vergas Tavares de Mattos, em Magé (RJ).

“Indefiro o requerimento da aplicação do decreto Nº 12.338/2024, por expressa vedação de seu artigo 1º, inciso XV, pois incabível o decreto natalino para condenados por crimes contra o Estado Democrático de Direito”, afirmou Moraes em relação à solicitação da defesa.

O ex-deputado foi detido em fevereiro de 2021 após publicar um vídeo apoiando o Ato Institucional nº 5, AI-5, um decreto repressivo da ditadura militar, e defendendo a destituição do Supremo Tribunal Federal, ações consideradas inconstitucionais desde a promulgação da Constituição da República Federativa do Brasil em 1988.

Posteriormente, em abril de 2021, ele se tornou réu e, em 2022, foi condenado a 8 anos e 9 meses pelo STF por incitar ataques antidemocráticos contra a suprema corte do país e seus ministros. Originalmente em regime semiaberto em 2024, Silveira teve permissão para o regime aberto em dezembro, mas acabou sendo detido novamente devido a violações das condições da liberdade condicional.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Justiça converte em preventiva prisão de motorista que atropelou corredor na Pituba

A recente decisão da Justiça transformou a prisão de Cleydson Cardoso Costa Filho, filho da vereadora Débora Santana (PDT), em preventiva. O caso...

Filho de Faustão atualiza quadro de saúde do apresentador após transplantes: “Melhor do que o esperado”

João Silva, filho de Faustão, trouxe boas notícias sobre a saúde do apresentador, que está internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São...

TJSP nega indenização a mulher após falso positivo de HIV em parto

Um episódio marcado por incertezas ocorreu na Santa Casa de Votorantim, onde uma mulher recebeu um resultado falso positivo para HIV durante o...