O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União/AP), afirmou que o projeto de lei em discussão na Câmara dos Deputados, que propõe a anistia aos condenados por tentativa de golpe de Estado, não é um tema relevante para os brasileiros.
Segundo Alcolumbre, a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) por tentativa de golpe de Estado contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outras 33 pessoas deve ser tratada de forma estritamente jurídica, sem influenciar o ambiente político do parlamento.
Após a denúncia da PGR, aliados de Bolsonaro intensificaram esforços para aprovar a anistia aos envolvidos nos eventos de 8 de janeiro de 2023, quando manifestantes depredaram prédios públicos em Brasília, pedindo um golpe militar no Brasil.
A denúncia da PGR aponta uma suposta trama golpista liderada por Bolsonaro visando permanecer no poder após a derrota nas eleições de 2022, incluindo planos para assassinar Luiz Inácio Lula da Silva, Geraldo Alckmin e um ministro do Supremo Tribunal Federal.
Os acusados negam as alegações, alegando perseguição política. A defesa de Bolsonaro afirmou estar “estarrecida e indignada com a denúncia”, declarando que o ex-presidente nunca apoiou movimentos contra o Estado Democrático de Direito.
É um debate polêmico e atual, que levanta questões importantes sobre o ambiente político e jurídico do Brasil.
Comentários Facebook