O presidente Lula (PT) viu sua aprovação despencar nos últimos meses, com a maior queda sendo registrada entre seus próprios eleitores, de acordo com uma pesquisa do Datafolha divulgada recentemente.
A queda foi de 20 pontos percentuais entre aqueles que o apoiaram nas últimas eleições, enquanto a média geral apresentou uma redução de 11 pontos. O percentual desses eleitores que avaliavam seu governo como ótimo ou bom caiu de 66% para 46%.
A maioria dos que mudaram sua opinião migrou para a categoria “regular” (de 27% para 40%), enquanto a parcela que considera ruim ou péssimo quase dobrou (de 7% para 13%). A popularidade de Lula sofreu declínio em todos os setores, atingindo um nível inédito de desaprovação em suas administrações. Grupos importantes eleitoralmente, como mulheres, negros, nordestinos, mais pobres e menos escolarizados, foram os mais afetados.
A aprovação entre mulheres diminuiu em 14 pontos, alcançando 24%, equiparando-se à insatisfação dos homens. Negros e pardos também registraram quedas significativas, superando as variações entre brancos. A desaprovação de Lula foi mais acentuada no Nordeste e Sudeste, enquanto nordestinos e pessoas com baixa escolaridade mantiveram avaliações positivas.
Os mais afetados foram os mais pobres, com renda de até dois salários mínimos, que representam 51% da amostra. A aprovação nesse grupo caiu de 44% para 29%. Os mais ricos, que ganham acima de dez salários mínimos, também apresentaram queda, passando de 32% para 18%. Lula registrou maiores quedas de aprovação entre católicos e eleitores acima de 45 anos.
Comentários Facebook