A probabilidade de impacto do asteroide 2024 YR4 com a Terra em 2032 aumentou para 3,1%, tornando-se a maior já registrada para um objeto dessa magnitude. Descoberto em 22 de dezembro de 2024, o asteroide tem entre 40 e 100 metros de diâmetro, comparáveis às dimensões da Estátua da Liberdade, que mede aproximadamente 47 metros.
Cientistas do Catalina Sky Survey identificaram um “corredor de risco” que abrange várias regiões, incluindo partes da América do Sul, África e Ásia. Países como Índia, Paquistão, Bangladesh, Etiópia, Sudão, Nigéria, Venezuela, Colômbia e Equador estão dentro dessa área de possível impacto. Segundo a NASA, o impacto desse asteroide poderia gerar energia suficiente para devastar uma cidade inteira.
Apesar do aumento na probabilidade de colisão, especialistas como Hugh Lewis, da Universidade de Southampton, no Reino Unido, destacam que esses números podem variar com novas observações. Lewis ressalta que, embora as chances tenham aumentado recentemente, isso não implica necessariamente em um aumento contínuo. É fundamental realizar observações constantes e análises adicionais para aprimorar as estimativas e determinar com maior precisão o real risco de impacto.
Continua após publicidade
Comentários Facebook