
Após intensas negociações, o Barcelona está prestes a fechar um acordo com Betis e Palmeiras para a transferência de Vitor Roque. O atacante, adquirido em 2023 junto ao Athletico-PR, atualmente emprestado ao Betis, pode retornar ao Brasil até sexta-feira (28), data de encerramento da janela de transferências no país. A negociação visa não apenas a saída de Roque, mas também a possibilidade de inscrição do novo contrato de Iñigo Martínez, atendendo às exigências do Fair Play Financeiro. O Barcelona busca estender o contrato de Iñigo, jogador da equipe desde 2023.
De acordo com o jornal espanhol Marca, a venda de Vitor Roque permitirá que o clube catalão libere 8 milhões de euros (R$ 48,6 milhões) de sua folha salarial. O Palmeiras concordou em pagar os 25 milhões de euros (R$ 150 milhões) exigidos pelo Barcelona por 80% dos direitos do jogador. No entanto, o Betis solicita uma compensação financeira para liberar o atacante, que ainda está em contrato de empréstimo até junho.
Na última temporada, a folha salarial do clube se aproximou dos 400 milhões de euros, próximo ao limite estabelecido em 204 milhões. A venda de Roque visa resolver questões financeiras e cumprir o teto salarial da LaLiga, permitindo também a inscrição de novos jogadores, como a possível extensão contratual de Lamine Yamal.
Desde uma redução na temporada 2023/2024, o teto da folha salarial do clube foi estabelecido em 270 milhões de euros, obrigando o Barcelona a tomar medidas financeiras para registrar seus jogadores, como foi o caso de Nico Williams e Dani Olmo.
Nesta temporada, o clube arrecadou 38,3 milhões de euros com transferências de jogadores. Considerando que não há perspectivas de sucesso esportivo com Vitor Roque, o Barcelona procura recuperar os 30 milhões de euros investidos na contratação do jogador em 2023. Apesar de sua chegada em janeiro de 2024, Roque não teve oportunidades com os treinadores Xavi Hernández e Hansi Flick.
“Não é tarefa minha falar sobre a saída de Vitor Roque. Tenho muitos jogadores para cuidar. Ele optou por deixar o clube, e qualquer decisão a esse respeito compete a Deco”, declarou o treinador na última sexta-feira (21). A LaLiga não autorizou a transferência devido a questões burocráticas, seguindo protocolos que exigem que o jogador seja devolvido ao Barcelona para rescisão contratual com a janela aberta.
Por questões legais, o Betis não pode reemprestar Vitor Roque ao Palmeiras, tendo em vista o atual contrato de empréstimo até junho. Assim, a operação de compra pelo Palmeiras foi suspensa. Os clubes tentam, de acordo com as regras da Fifa, uma liberação até 28 de fevereiro, data de encerramento da janela no Brasil.
Vitor Roque viu com bons olhos a proposta de retorno ao Brasil para disputar o Super Mundial de Clubes no meio do ano. Para o jogador, essa seria uma oportunidade de jogar com regularidade, algo que não ocorreu na Europa, e recuperar seu melhor desempenho técnico.
* Com informações do Estadão Conteúdo
Publicado por Matheus Lopes
Comentários Facebook