O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), confirmou a decisão de transferir a sede da prefeitura do Palácio Thomé de Souza para o Palácio da Sé, localizado próximo à Praça da Cruz Caída. A revelação foi feita durante uma conversa com a imprensa na terça-feira (25), durante a inauguração do novo Elevador Lacerda.
Bruno Reis projetou que a mudança deve ocorrer no segundo semestre deste ano, após a finalização dos detalhes do projeto e a aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O prefeito também mencionou que o espaço atualmente ocupado pela prefeitura será transformado em um mirante para o público.
“Estamos finalizando o projeto interno do Palácio da Sé e a prefeitura mudará para lá. Depois, dependemos da aprovação do Iphan. A execução do projeto é simples, e nossa expectativa é que no segundo semestre a mudança seja efetivada, possibilitando à população utilizar o Palácio da Sé para fotografias”, afirmou o prefeito.
Em setembro do ano passado, uma decisão da Justiça Federal determinou a saída da prefeitura do Palácio Thomé de Souza, alegando que o espaço não cumpre as exigências arquitetônicas e culturais da região.
De acordo com informações do Bahia Notícias, o prazo inicial para desocupação do Thomé de Souza era 31 de janeiro, porém a prefeitura obteve uma prorrogação devido a atrasos na emissão de laudos técnicos.
Por se tratar de um bem tombado pelo Iphan, a prefeitura deve desenvolver um projeto específico para o patrimônio histórico antes de concretizar a transferência, aguardando agora a análise e aprovação necessárias.
A mudança da sede da prefeitura de Salvador para o Palácio do Sé representa um marco na administração municipal, promovendo novas possibilidades de interação e aproveitamento de espaços históricos pela população local e visitantes. Acompanharemos de perto os desdobramentos desse processo e as transformações que ele trará para a capital baiana.
Comentários Facebook