A Polícia Rodoviária Federal deu início à operação Carnaval, com foco na prevenção de acidentes, ampliando o efetivo para fiscalização intensiva. São 152 pontos críticos mapeados em rodovias federais de sete estados que exigem atenção redobrada dos motoristas durante o feriado prolongado.
Estados com trechos mais críticos:
- Santa Catarina – 27 pontos
- Minas Gerais – 19 pontos
- São Paulo – 9 pontos
- Paraná – 16 pontos
- Rio de Janeiro – 16 pontos
- Pernambuco – 7 pontos
- Bahia – 3 pontos
Além desses, há outros trechos críticos em diferentes estados, totalizando 16 estados com áreas de risco. Durante a operação, haverá reforço de 3.300 agentes, utilização de drones e equipes estrategicamente posicionadas para intensificar a fiscalização.
As estatísticas da PRF indicam que motocicletas são os veículos mais envolvidos em acidentes, geralmente causados por excesso de velocidade. A orientação é para uma condução responsável e atenta.
Redução de acidentes e segurança viária
O objetivo principal da operação é reduzir acidentes e garantir a segurança nas estradas durante o Carnaval, período de grande movimento. O diretor-geral da PRF, Fernando Oliveira, destaca três aspectos-chave que podem aumentar os riscos de acidentes: condições viárias, estado do veículo e conduta do motorista.
Ele ressalta a importância de pausas em caso de condições climáticas adversas, revisão preventiva do veículo e a condução responsável, evitando excesso de velocidade, ultrapassagens perigosas e, sobretudo, a mistura de álcool e direção. Em 2024, registros indicam 3.854 acidentes causados por essa combinação, representando um aumento de 7% em comparação a 2023.
Fonte: Brasil 61
Comentários Facebook