Casa Branca prepara corte de milhares de postos de trabalho na saúde

Publicado:

A Casa Branca está elaborando uma ordem executiva para diminuir significativamente o número de funcionários no Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos (HHS, sigla em inglês), conforme reportagem do jornal The Wall Street Journal (WSJ), com base em fontes ligadas ao processo.

A medida exigirá que a Food and Drug Administration (FDA), responsável pela análise e aprovação de medicamentos, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e outras agências de saúde do país reduzam uma parcela não especificada de seus quadros de funcionários.

Segundo o WSJ, a ordem executiva pode ser divulgada já na próxima semana, após os trabalhadores afetados receberem a oportunidade de aderir a um programa de indenização. Contudo, o conteúdo do documento ainda está em fase de finalização.

O Departamento de Saúde e Serviços Humanos será o mais impactado, uma vez que possui mais de 80 mil colaboradores. Esta entidade abarca os Institutos Nacionais de Saúde (NIH), os programas Medicare (para idosos a partir de 65 anos e pessoas com deficiência) e Medicaid (para famílias e indivíduos de baixa renda), além da FDA e do CDC.

Conforme destacado pelo jornal, os funcionários das agências receberam orientações para identificar quais colaboradores em período de experiência são considerados fundamentais e devem ser mantidos, em contrapartida àqueles que poderão ser dispensados.

Os servidores federais afetados precisarão decidir se aceitam a indenização proposta; no entanto, até o momento, mais de 40 mil trabalhadores optaram por não aceitar a oferta, como revelou o WSJ.

Apesar dos planos divulgados, a Casa Branca refutou nesta terça-feira a iminência da implementação da ordem executiva. Ademais, um juiz federal temporariamente suspendeu a proposta do ex-presidente Donald Trump que previa incentivos financeiros para funcionários que se demitissem voluntariamente.

China eleva o tom sobre tarifas de Trump, vê ‘lei da selva’ e mobiliza ‘lobo guerreiro’

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Meta diz que não vai assinar regras de inteligência artificial da Comissão Europeia

A Meta, gigante da tecnologia, decidiu não assinar o Código de Conduta da Comissão Europeia para modelos de inteligência artificial de uso geral...

Congresso americano aprova redução de US$ 9 bilhões para mídia pública e ajuda externa

Na calada da madrugada, o Congresso americano, sob a égide de congressistas republicanos, aprovou um audacioso plano que resulta em uma diminuição de...

Apoiadores de Trump queimam bonés do movimento MAGA após polêmica no caso Epstein

Em um ato surpreendente de protesto, apoiadores do presidente Donald Trump decidiram queimar seus bonés do movimento Make America Great Again (MAGA) em...