Caso Oruam: laudo desmente versão de rapper sobre bala de borracha

Publicado:

São Paulo — Um laudo pericial, anexado ao inquérito policial, contradiz a declaração feita pelo rapper Oruam ao deixar a Cidade da Polícia, na zona norte do Rio de Janeiro, na manhã de quarta-feira (26/2).

Oruam foi levado para a delegacia por abrigar em sua casa, uma mansão no Joá, zona oeste do Rio, Yuri Pereira Gonçalves, procurado pela Justiça. Os policiais cumpriram um mandado de busca e apreensão após o cantor compartilhar um vídeo onde atira com uma espingarda calibre 12 em um condomínio de luxo em Igaratá, interior de São Paulo.

Veja o vídeo

Apesar de ter sido liberado no mesmo dia às 10h40, após assinar um termo circunstanciado, ao sair Oruam afirmou à imprensa que a bala era de borracha.

No entanto, o inquérito policial, obtido pelo Metrópoles, revelou que a versão do rapper não confere com o vídeo divulgado.

Conforme apurado pela polícia através de prints do conteúdo publicado pelo artista, é visível que o disparo resulta em uma chama (veja abaixo). Adicionalmente, as autoridades identificaram um cartucho vermelho e um forte recuo na arma, característico de uma espingarda calibre 12.

Inquerito desmente versao de Oruam e diz que bala era real

Posteriormente, consultas feitas no site da Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC) confirmaram que a munição usada pelo artista é destinada à caça, ou seja, uma munição de verdade (veja acima).

Dado que a munição era real e considerando a presença de várias pessoas no ambiente durante o disparo, as autoridades acreditam que a conduta se enquadra no artigo 15, que trata sobre o disparo de arma de fogo em locais habitados, e pode resultar em penas de 2 a 4 anos de reclusão, além de multa.

O Ministério Público de São Paulo (MPSP) endossou as conclusões da polícia, afirmando que um laudo pericial foi realizado com base nas imagens coletadas.

Prisão de Oruam

Oruam 6 1

Oruam foi preso novamente naquela quarta-feira (26/2) em sua residência no Joá, zona oeste do Rio de Janeiro, como parte de uma operação da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) que investigava seu suposto envolvimento em um disparo de arma de fogo ocorrido em dezembro de 2024 em Igaratá, São Paulo.

Os agentes buscavam a arma que teria sido usada por Oruam nesse incidente.

  • No entanto, durante a busca na mansão do cantor, os policiais encontraram Yuri Pereira Gonçalves escondido no local.
  • Além do foragido, foram apreendidas uma pistola de nove milímetros, cerca de 10 armas de airsoft, joias e celulares. Tanto Oruam quanto o suspeito foram conduzidos à Cidade da Polícia.
  • A mãe do rapper, Márcia Nepomuceno, também foi alvo da operação e telefones foram apreendidos em sua residência no Pechincha, em Jacarepaguá.
  • Oruam foi liberado por volta das 10h40 do mesmo dia após assinar o termo circunstanciado. Ao deixar a delegacia, afirmou aos jornalistas que seu amigo Yuri, preso em sua casa, “não é traficante” e negou estar ciente de sua condição de foragido: “Naquele dia, era bala de borracha”.

Saiba mais

  • Oruam foi preso novamente na manhã de quarta-feira (26/2) em sua residência no Joá, zona oeste do Rio de Janeiro.
  • De acordo com a colunista Mirelle Pinheiro, do Metrópoles, a ação policial foi parte de uma operação da DRE voltada inicialmente para investigar o suposto envolvimento de Oruam em um disparo ocorrido em dezembro de 2024 em Igaratá, São Paulo.
  • Os agentes estavam em busca da arma usada no incidente.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Com contrações há dias, grávida de alto risco tem cesariana recusada

Em um hospital de Campo Grande (MS), a angústia de uma gestante de 39 anos se agrava a cada dia. Às 40 semanas...

Quiosque pega fogo perto de área residencial em Águas Claras

Na madrugada de uma sexta-feira em Águas Claras, um quiosque próximo a uma área residencial e veículos estacionados se tornou o epicentro de...

Pizza, remédio e açaí: sutis códigos de violência que chegam pelo 190

“Olá! Gostaria de pedir uma pizza.” Uma frase que, à primeira vista, parece inofensiva, mas que esconde uma realidade angustiante, especialmente para muitas...