Chuva: cidade do interior de SP é devastada após alagamento histórico

Publicado:

São Paulo — Recentemente, a cidade de Santa Bárbara D´Oeste, no interior de São Paulo, foi atingida por fortes chuvas que resultaram em um dos piores alagamentos já registrados no município.

A Defesa Civil municipal informou que mais de 400 milímetros de água foram registrados nos últimos sete dias. A previsão do tempo indica a possibilidade de mais 200 milímetros de água até quinta-feira (6/2) e outros 190 milímetros até domingo (8/2).

Os pontos mais afetados pelos alagamentos estão localizados nos bairros Jardim Conceição, Vila Sartori, Santa Alice, Jardim Augusto Cavalheiro, Vila Diva, Jardim Batagin, Jardim Icaraí, Beira Rio e Cruzeiro do Sul.

Saiba mais:

  • Equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e setores da administração local estão mobilizadas para prestar toda a assistência necessária às famílias afetadas.
  • A Prefeitura disponibilizou barcos para auxiliar na remoção de pessoas e objetos, além de abrigo municipal para as famílias que necessitarem.
  • As aulas na rede municipal de ensino foram suspensas desde terça-feira (4/2) e serão retomadas quando a situação se normalizar na cidade.

Campanha de Doação

Diante da gravidade da situação, a prefeitura iniciou uma campanha de arrecadação para auxiliar a população atingida. A ação visa coletar roupas, calçados, colchões, roupas de cama, produtos de limpeza e higiene pessoal, água, leite, alimentos não perecíveis e ração para animais.

As doações podem ser feitas na Defesa Civil (Rua Santa Bárbara, 352, Centro), na Câmara Municipal (Rodovia Luís Ometto – SP-306, 1.001, Residencial Dona Margarida) ou no Ginásio Municipal “Mirzinho Daniel” (Rua Bororós, 262, São Francisco), das 8h às 18h.

Falta de Água

O Departamento de Água e Esgoto de Santa Bárbara D´Oeste está monitorando as represas que abastecem o município. Devido ao volume intenso de chuvas, o sistema de captação de água bruta da Estação Elevatória Santa Alice precisou ser interrompido, devido a riscos de segurança e danos nos conjuntos motobombas. O abastecimento de água tratada na cidade continua afetado.

O órgão reforça a importância da economia de água e pede compreensão da população pelos transtornos causados.

Mobilização

O União Agrícola Barbarense Futebol Clube, time local, está usando suas redes sociais para arrecadar água e distribuir para os necessitados. Veja abaixo:

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tragédia em lixão completa 1 mês com rio ainda completamente poluído

No dia 18 de junho, uma montanha de resíduos desabou no lixão Ouro Verde, em Padre Bernardo (GO), provocando uma tragédia ambiental que...

“Maníaco do Del Lago” aterrorizou região do DF com dezenas de roubos

Na manhã de sexta-feira, 18 de julho, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deu um importante passo para restaurar a segurança da...

Eduardo Bolsonaro debocha com foto de Moraes usando orelha do Mickey

Na noite de 18 de julho, Eduardo Bolsonaro, deputado federal licenciado pelo PL-SP, provocou polêmica ao compartilhar uma imagem satírica do ministro Alexandre...