O comércio varejista na Bahia teve um aumento significativo de 7,4% no ano de 2024 em comparação com o ano anterior, segundo dados da Pesquisa Mensal de Comércio do IBGE divulgados recentemente. O crescimento foi impulsionado por diversos setores, com destaque para os supermercados.
O setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo teve um crescimento notável de 9,9%, alcançando o seu melhor desempenho em 18 anos. Esse segmento apresentou aumento em todas os 12 meses de 2024, atingindo seu nível mais alto desde 2006. Além disso, é o setor de maior peso no comércio varejista do estado.
Outro destaque foi o setor de outros artigos de uso pessoal e doméstico, que teve um crescimento de 11,3%. Lojas de departamento e varejistas on-line impulsionaram esse crescimento, registrando a maior expansão em 10 anos, ficando atrás apenas do resultado de 2014.
O maior aumento percentual anual foi observado no setor de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, com um avanço de 13,4%. Apesar de ter menos impacto no varejo em geral, esse segmento teve o melhor desempenho em uma década, superando o resultado de 2014.
Por outro lado, alguns setores apresentaram quedas nas vendas. Livros, jornais, revistas, papelarias (-23,7%), equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-20,9%) e combustíveis e lubrificantes (-0,1%) foram os mais afetados. Livrarias e papelarias registraram a maior queda em quatro anos, equipamentos de escritório tiveram o primeiro resultado negativo em três anos e as vendas de combustíveis interromperam dois anos seguidos de crescimento.
Comentários Facebook