O clareamento dental é um dos procedimentos mais populares nos consultórios odontológicos, atraindo milhões de brasileiros em busca de um sorriso mais branco e brilhante. No entanto, a busca incessante por dentes mais claros pode revelar um distúrbio conhecido como bleachorexia.
A bleachorexia é uma condição caracterizada pela obsessão em clarear os dentes, que pode ser comparada ao transtorno dismórfico corporal (TDC), onde a preocupação excessiva com a aparência leva a uma busca constante por procedimentos estéticos.
O presidente da Câmara Técnica de Dentística do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), Sérgio Brossi Botta, alerta que pacientes com bleachorexia têm uma probabilidade até nove vezes maior de procurar tratamentos de clareamento dental.
Identificação da Bleachorexia
O diagnóstico da bleachorexia envolve uma avaliação minuciosa da saúde do paciente, levando em consideração seu histórico odontológico e médico, além de uma análise das expectativas e motivações por trás do desejo de clarear os dentes. Também são observadas possíveis tendências dismórficas corporais, que podem indicar um comportamento compulsivo.
O uso excessivo de produtos clareadores pode resultar em danos ao esmalte dos dentes, sensibilidade e irritações na gengiva e mucosa oral, ressaltando a importância de um acompanhamento profissional adequado.
Para mais informações, consulte o site Alto Astral, parceiro do Metrópoles. Acompanhe as novidades da editoria de Saúde e Ciência no Instagram e mantenha-se informado!
Comentários Facebook