Coração do agro, Centro-Oeste deve ser única região a acelerar em 2025

Publicado:

O Centro-Oeste desponta como único impulsionador do crescimento econômico brasileiro em 2025, destacando-se como o “coração” do agronegócio do país. Com estimativas promissoras para uma safra recorde de grãos, a região se destaca pelo ciclo virtuoso gerado pela produção agrícola, atraindo trabalhadores e impulsionando diversos setores da economia, em contraste com projeções mais modestas para outras regiões do Brasil.

O avanço econômico do Centro-Oeste contrasta com a possível recessão técnica que o Brasil poderá enfrentar este ano, segundo algumas instituições financeiras. Enquanto a região central do país projeta um crescimento de 2,8% no Produto Interno Bruto (PIB) em 2025, as outras quatro regiões tendem a desacelerar. O destaque negativo fica para o Sul, Sudeste, Nordeste e Norte, que experimentarão um ritmo de crescimento menos acelerado em relação ao ano anterior.

O Agronegócio impulsiona o Centro-Oeste

O desempenho econômico favorável do Centro-Oeste em 2025 está intrinsecamente ligado ao setor do agronegócio. Com projeções de safra recorde de grãos para a temporada 2024/2025, a região se beneficiará de um esperado crescimento de 9,4% em relação à safra anterior. Esse cenário representa uma reviravolta positiva após um período desafiador em 2023/2024, quando o PIB agropecuário da região registrou queda de 6,1%.

“O agronegócio é o setor mais relevante do Centro-Oeste, impulsionando diversas cadeias produtivas, desde implementos até contratação de mão de obra. O efeito multiplicador de uma safra bem-sucedida é significativo para a região”, destaca André Diz, especialista em agronegócio.

Com uma previsão de crescimento econômico acima da média para 2025, o Centro-Oeste retoma sua posição como a região de maior crescimento no Brasil. Destaque para os estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, líderes na produção de grãos no país, com projeções de crescimento significativo.

Enquanto o Centro-Oeste desponta, o Brasil como um todo enfrentará uma desaceleração econômica, conforme indicado pelo Relatório Focus do Banco Central, prevendo um crescimento de 2,01% do PIB nacional em 2025, após um crescimento estimado de 3,5% no ano anterior.

“O Centro-Oeste representa um cenário de oportunidades para os produtores melhorarem sua produção, ampliarem a renda da região e impulsionarem o crescimento”, destaca Ricardo Arioli Silva, engenheiro agrônomo e produtor rural.

O dinamismo econômico do Centro-Oeste se estende para além do agronegócio, refletindo-se no mercado imobiliário em ascensão, no aumento do volume financeiro e na expansão do número de empresas na região. Além disso, a região concentra várias das cidades mais ricas do agronegócio brasileiro e registra um crescimento populacional acima da média nacional.

A interconexão entre o agronegócio e outros setores econômicos impulsiona o crescimento regional, refletindo-se em diversos aspectos, desde a demanda por moradia até o aquecimento do comércio local. O Centro-Oeste emerge como uma região promissora, impulsionada pela força do agronegócio e pelo potencial de crescimento econômico sustentável.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

De embaixadores a Trump: as homenagens de distritais a estrangeiros

Nos últimos quatro anos, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) se tornou um palco de homenagens a diversas personalidades internacionais. Entre as...

Ação que troca pedalada por carga no Bilhete Único tem 3 mil inscritos

Em São Paulo, a lei municipal 16.547/2016 abriu as portas para um novo conceito de mobilidade. Ela estipulou a possibilidade de remunerar ciclistas,...

Ricardo Lima, presidente da FBF, ressalta importância do Campeonato Intermunicipal: “Se torna um trabalho social”

No lançamento do Campeonato Intermunicipal Ednaldo Rodrigues 2025, Ricardo Lima, presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), destacou o papel vital dessa competição,...