São Paulo — A Defesa Civil estadual emitiu um alerta severo devido às intensas chuvas na capital e região metropolitana de São Paulo. O comunicado foi enviado por mensagens de celular aos moradores de Osasco, Carapicuíba, Taboão da Serra, Embu das Artes, Itapecerica da Serra e Embu-Guaçu.
Nas últimas 3 horas, as cidades da região oeste da Grande São Paulo registraram volumes significativos de chuva. Em Osasco, já foram acumulados 80mm. Em Taboão da Serra, 61mm e em Embu-Guaçu, 38mm. A Defesa Civil afirmou: “Estamos monitorando as chuvas em todo o estado e gerenciando as principais ocorrências”.
Moradores da região metropolitana compartilharam nas redes sociais a recepção do alerta da Defesa Civil. Veja:
PRIMEIRA VEZ QUE RECEBI O ALERTA DA DEFESA CIVIL pic.twitter.com/bqLPgN6731
— math canvas (@harveyfames) February 2, 2025
Alerta de Alagamentos
O Centro de Gerenciamento de Emergências de São Paulo (CGE-SP) elevou a cidade de São Paulo para estado de alerta de alagamentos às 19h50, devido ao agravamento da situação causada pelas chuvas. Existe risco de transbordamento do Córrego Pirajuçara na região da Rua João Santucci, impactando as áreas do Butantã e Campo Limpo.
De acordo com os dados do radar meteorológico da Prefeitura de São Paulo, o calor intenso e a alta umidade resultaram em áreas de instabilidade sobre a Grande São Paulo. As chuvas, inicialmente em forma de pancadas isoladas, já começam a se intensificar em diversos pontos da capital. Nas próximas horas, as situações instáveis devem se expandir pela cidade.
Rodovia Régis Bittencourt Inundada
Relatos nas redes sociais indicam alagamentos na Rodovia Régis Bittencourt, próximo à divisa entre Taboão da Serra e Embu das Artes. A Defesa Civil estadual confirmou a informação, porém, sem especificar a extensão da área afetada pela enchente.
Comentários Facebook