Atualização recente do Ministério da Saúde revelou um cenário preocupante em São Paulo, com 47 mortes e 132 mil casos prováveis de dengue registrados este ano. Além disso, 183 mortes estão em investigação, em um cenário onde os casos mais do que dobraram nas cinco primeiras semanas do ano em comparação com 2024.
O impacto desse aumento em São Paulo é evidente no cenário nacional, que já contabiliza 61 óbitos em 2025 e 226 mil casos prováveis de dengue, com 259 mortes em investigação. A plataforma NIES da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo mostra números ligeiramente diferentes, com 38 mortes, 136 mil casos prováveis e 191 óbitos em investigação até a última atualização.
Notícias Relacionadas:
- Brasil encerra janeiro com mais de 180 mil casos de dengue e 38 mortes.
Segundo os dados da plataforma, a região norte, com destaque para Araçatuba e São José do Rio Preto, concentra a maior parte dos casos e mortes, com incidências consideradas alarmantes.
Febre Amarela
Tanto a cidade quanto o estado de São Paulo destacam a importância da vacinação contra a febre amarela, com índices de aproximadamente 80% de cobertura vacinal, acima da média nacional. No entanto, ainda abaixo dos 95% recomendados. Desde julho de 2024, o país registrou nove casos da doença, com cinco mortes, todas em São Paulo.
O Ministério da Saúde assegura que os estoques da vacina estão em condições regulares, com envios conforme demanda dos estados, responsáveis pela distribuição aos municípios. Em 2024, foram distribuídas mais de 20 milhões de doses da vacina, com mais de 6 milhões aplicadas. Já em 2025, foram distribuídas mais de 3 milhões de doses, com 170 mil doses aplicadas.
Comentários Facebook