Efeito Trump: bolsas da Ásia derretem com novas ameaças de “tarifaço”

Publicado:

A volatilidade nas bolsas da Ásia se intensificou com novas ameaças de tarifas comerciais do presidente Trump. Nesta sexta-feira (28/2), os principais índices das bolsas de valores da região registraram quedas expressivas. As ações despencaram um dia após o anúncio de Trump sobre a imposição de tarifas sobre México, Canadá e China a partir da próxima semana.

No cenário de desconfiança gerada pelas ameaças tarifárias, o mercado asiático reagiu negativamente. O índice Kospi, da Coreia do Sul, liderou as perdas com uma queda de 3,4%, seguido pelo Hang Seng de Hong Kong, que afundou 3,3%. O índice Nikkei, da Bolsa de Tóquio, encerrou o dia com queda de 2,9%, enquanto o Taiex, de Taiwan, teve uma redução de 1,5%.

Na China, um dos principais alvos das medidas de Trump, o Xangai Composto caiu 1,98%, atingindo 3,3 mil pontos. Por sua vez, o Shenzhen Composto teve uma queda de 3,2%. O anúncio do presidente dos EUA envolve aumentos de 25% para produtos canadenses e mexicanos, e 10% para os chineses.

Essa decisão adia uma reviravolta após um adiamento anterior, em que Canadá e México tomaram medidas para conter o tráfico de drogas em suas fronteiras. Agora, Trump alega que os níveis inaceitáveis de drogas vindos desses países justificam as tarifas. Com a China, a questão é a guerra comercial, com Trump reforçando que as tarifas recíprocas serão mantidas, com um aumento adicional de 10% em abril.

O ambiente de incerteza econômica global reflete a sensibilidade dos mercados diante das tensões comerciais entre as potências mundiais.

Fique atualizado com as últimas notícias sobre negócios e receba notificações em tempo real!

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Proteção de crianças será levada a Fórum de Segurança Pública

O Brasil está verdadeiramente preparado para resguardar suas crianças vítimas de violência, tanto no mundo físico quanto no digital? Uma recente auditoria nacional,...

Filha de prefeito afastado por corrupção recebeu auxílio emergencial

Em uma trama que revela bastidores sombrios da política local, a história de Gabriele Lima dos Santos, filha do prefeito afastado Marcelo Lima,...

Como o Brasil consegue trazer fósseis no exterior de volta para o país

A jornada de repatriação de fósseis brasileiros ganhou destaque com a paleontóloga Taissa Rodrigues, professora na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Durante...