A volatilidade nas bolsas da Ásia se intensificou com novas ameaças de tarifas comerciais do presidente Trump. Nesta sexta-feira (28/2), os principais índices das bolsas de valores da região registraram quedas expressivas. As ações despencaram um dia após o anúncio de Trump sobre a imposição de tarifas sobre México, Canadá e China a partir da próxima semana.
No cenário de desconfiança gerada pelas ameaças tarifárias, o mercado asiático reagiu negativamente. O índice Kospi, da Coreia do Sul, liderou as perdas com uma queda de 3,4%, seguido pelo Hang Seng de Hong Kong, que afundou 3,3%. O índice Nikkei, da Bolsa de Tóquio, encerrou o dia com queda de 2,9%, enquanto o Taiex, de Taiwan, teve uma redução de 1,5%.
Na China, um dos principais alvos das medidas de Trump, o Xangai Composto caiu 1,98%, atingindo 3,3 mil pontos. Por sua vez, o Shenzhen Composto teve uma queda de 3,2%. O anúncio do presidente dos EUA envolve aumentos de 25% para produtos canadenses e mexicanos, e 10% para os chineses.
Essa decisão adia uma reviravolta após um adiamento anterior, em que Canadá e México tomaram medidas para conter o tráfico de drogas em suas fronteiras. Agora, Trump alega que os níveis inaceitáveis de drogas vindos desses países justificam as tarifas. Com a China, a questão é a guerra comercial, com Trump reforçando que as tarifas recíprocas serão mantidas, com um aumento adicional de 10% em abril.
O ambiente de incerteza econômica global reflete a sensibilidade dos mercados diante das tensões comerciais entre as potências mundiais.
Fique atualizado com as últimas notícias sobre negócios e receba notificações em tempo real!
Comentários Facebook