Zoe Saldaña, renomada atriz de “Emilia Pérez”, compartilhou suas impressões diante das polêmicas relacionadas às declarações preconceituosas de Karla Sofía Gascón, a protagonista do filme. Em entrevista ao portal Variety, a artista, que recebeu sua primeira indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por sua atuação, expressou sua consternação diante do escândalo.
“Estou surpresa. Não posso opinar sobre as ações alheias. Posso apenas falar da minha experiência, e jamais imaginei que nos encontraríamos nessa situação”, afirmou.
Saldaña mencionou que está ainda processando a situação e sente que já se manifestou o suficiente a respeito. Para ela, é indubitavelmente um momento de aprendizado. “Tudo na vida nos ensina algo, para todos nós”, explicou.
Postagens antigas de Gascón, revelando conteúdo islamofóbico e preconceituoso, vieram à tona e viralizaram nas redes sociais, desviando a atenção do filme. Em resposta, a Netflix, responsável pela distribuição de “Emilia Pérez” nos Estados Unidos, optou por retirar a atriz de sua publicidade.
Diante da repercussão, Gascón emitiu um pedido público de desculpas e afirmou em suas redes sociais que estava sendo alvo da chamada “cultura do cancelamento”.
Segundo Saldaña, a pessoa por trás das postagens não condiz com a imagem que ela tinha de Gascón no set de filmagens. “Não posso julgar as atitudes das pessoas em sua vida privada e em suas contas pessoais”, concluiu.
“Emilia Pérez”, dirigido pelo francês Jacques Audiard, concorre em 13 categorias no Oscar e foi o filme estrangeiro mais indicado na história da premiação. Além disso, Gascón fez história ao se tornar a primeira atriz trans indicada ao prêmio da Academia.
Comentários Facebook