Ex-miliciano vira bicheiro e “vende bairros” para o Comando Vermelho

Publicado:

André Costa Barros, conhecido como André Boto, foi preso em março de 2021 sob a acusação de liderar uma das milícias mais violentas do Rio de Janeiro. Consta que o ex-miliciano fez uma guinada no mundo do crime, tornando-se um proeminente contraventor carioca. Em um movimento estratégico, ele teria transferido seus territórios para o Comando Vermelho em troca do monopólio da exploração de máquinas caça-níqueis nas áreas.

O novo empreendimento do contraventor inclui bairros como Cesar Maia, Colônia e Terreirão, situados na Zona Oeste da cidade. Relatos indicam que Boto enfraqueceu sua própria milícia nessas regiões para facilitar a entrada do Comando Vermelho. Ademais, ocorreram execuções de comparsas sob a justificativa de cobranças internas, cessação de contratações de “soldados” e interrupção de aquisição de armas.

Investigações da Polícia Civil revelaram que Boto é acusado de extorquir moradores e comerciantes de Curicica, Recreio dos Bandeirantes e Campo Grande, todos localizados na Zona Oeste do Rio. Sua prisão, em março de 2021, derivou de uma operação conjunta entre o Departamento Geral de Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (DGCOR-LD) e a Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE).

Apartamentos

Boto está sob investigação por sua suposta participação na construção de condomínios pela milícia. Em dezembro de 2020, a polícia interditou a edificação de um prédio com 37 apartamentos ligado a ele.

As transações imobiliárias resultaram em cerca de R$ 12 milhões. No momento da prisão, ele foi flagrado cometendo receptação e portando ilegalmente uma arma de fogo. Boto estava em um veículo blindado clonado, e uma pistola foi apreendida. As autoridades cumpriram um mandado de prisão contra ele por tráfico de drogas, porte ilegal de armas de fogo e associação criminosa.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ricardo Lima, presidente da FBF, ressalta importância do Campeonato Intermunicipal: “Se torna um trabalho social”

No lançamento do Campeonato Intermunicipal Ednaldo Rodrigues 2025, Ricardo Lima, presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), destacou o papel vital dessa competição,...

Comitiva de senadores inicia missão nos EUA com reunião em Washington

Uma comitiva de senadores brasileiros acaba de iniciar uma missão crucial nos Estados Unidos, buscando fortalecer relações comerciais e reverter uma impactante taxa...

Ednaldo Rodrigues celebra estar de volta ao lançamento do Campeonato Intermunicipal: “Prazer muito grande”

Ednaldo Rodrigues, ex-presidente da CBF e da FBF, teve a oportunidade de retornar ao Campeonato Intermunicipal, um evento que carrega seu nome, após...