O secretário de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), Felipe Freitas, divulgou as iniciativas de combate ao racismo e trabalho infantil planejadas pela pasta para o Carnaval de 2025. Durante o lançamento das ações para a folia deste ano, realizado nesta sexta-feira (14), Freitas destacou que as ações deste ciclo integrarão “a maior ação de direitos humanos, combate ao racismo, defesa dos direitos das mulheres, já promovida em uma festividade popular no Brasil”.
O secretário detalhou que a SJDH estará presente em três postos fixos nos circuitos do Carnaval, com mais de 200 profissionais de diversas equipes das secretarias atuando nas ruas para identificar casos de violações de direitos e encaminhá-los adequadamente. Mais de 30 instituições municipais, estaduais e federais estão conectadas para oferecer suporte em quaisquer situações identificadas nos postos. As ações incluem ainda a identificação de pessoas com deficiência auditiva e de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade ou envolvidos em trabalho infantil.
“Além disso, destacamos as ações de orientação e proteção ao consumidor, com foco especial na acessibilidade nos espaços festivos. Ao longo dos últimos anos, o PROCON tem priorizado a fiscalização dos camarotes e dos locais do evento para garantir a circulação de pessoas com deficiência em todos os circuitos, bem como para fiscalizar casos de violência e discriminação”, complementou Freitas.
Comentários Facebook