Funai passa a ter força policial para defender terras indígenas

Publicado:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou um decreto que confere à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) o poder policial para proteger as terras indígenas. A partir dessa medida, a Funai está autorizada a utilizar força policial para evitar a remoção inadequada dos indígenas de suas terras, coibir o uso indevido da imagem das comunidades sem autorização, e proteger os marcos e placas que delimitam os territórios.

Além disso, a Funai poderá restringir o acesso às terras, emitir certificados de medida cautelar, determinar a retirada de ocupantes ilegais e destruir instalações utilizadas em infrações. Essas ações visam a prevenção de violações e ameaças aos direitos dos indígenas, bem como a proteção do patrimônio cultural e material dessas comunidades.

Para a execução das medidas previstas, a Funai pode contar com o suporte de órgãos de segurança pública, incluindo a Polícia Federal e as Forças Armadas. Essa nova prerrogativa fortalece a capacidade da Funai de garantir o cumprimento da legislação e a proteção dos territórios e comunidades indígenas em todo o país.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais de 11 mil toneladas de asfalto são aplicados na Operação Tapa Buracos, anuncia Prefeitura de Salvador

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman), apresentou o balanço da...

GDF cria política distrital de atenção ao desaparecimento de pessoas

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou a criação da Política Distrital de Atenção Humanizada ao Desaparecimento de Pessoas. O decreto...