O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou a suspensão do inquérito que investigava o ex-governador de Goiás e atual presidente do PSDB, Marconi Perillo. Perillo estava sob investigação da Polícia Federal (PF) no contexto da Operação Panaceia, que apurava desvios de recursos públicos na área da saúde em Goiás, durante seu mandato como governador entre 2011 e 2018.
Conforme informações do g1, na sua decisão, o ministro considerou que um habeas corpus em avaliação no tribunal discutia os limites do foro privilegiado e que a maioria dos ministros era a favor de manter o foro após o término do mandato que conferia a prerrogativa.
A análise do habeas corpus foi interrompida em setembro, a pedido do ministro Nunes Marques para mais tempo de análise. A posição de Gilmar Mendes determinou a suspensão da investigação para evitar o risco de uma possível denúncia em um foro inadequado.
A decisão provisória de Mendes será avaliada no plenário virtual do tribunal entre os dias 21 e 28 de fevereiro. Na semana passada, Marconi Perillo foi alvo de buscas e apreensões pela Polícia Federal em Goiânia. De acordo com as investigações, os desvios em questão ocorreram por meio de contratos com uma Organização Social (OS) durante o governo estadual da época.
Comentários Facebook