Governo Trump exalta prisão de brasileiro suspeito de estupro como vitrine de política de imigração

Publicado:

O governo do presidente Donald Trump tem utilizado a prisão de brasileiros nos Estados Unidos, suspeitos de cometerem crimes no país, como uma forma de destacar a sua política de imigração, que visa realizar deportações em larga escala.

Nas últimas semanas, os canais de comunicação do ICE (Serviço de Imigração dos Estados Unidos) e a Casa Branca incluíram pelo menos dois brasileiros presos como exemplos da efetividade de suas ações. Um deles foi acusado de estupro e o outro de agressão e participação em gangue, sendo ambos detidos em Massachusetts, estado com grande presença da comunidade brasileira nos EUA.

O governo ressaltou a ofensiva de Trump contra cartéis e a prioridade em deportar criminosos migrantes ilegais. A Casa Branca destacou as prisões de imigrantes acusados de crimes, incluindo o brasileiro Vitor Guimarães Silva, de 21 anos, detido em Bellingham, Massachusetts, com o apoio do escritório federal de apreensões de drogas.

Guimarães entrou legalmente nos Estados Unidos em setembro de 2017, mas permaneceu após o vencimento do seu visto. Já tinha sido condenado por agressão e lesão corporal em 2019 e recebeu uma ordem de prisão do ICE naquela época. Considerado um membro de uma gangue violenta, a sua presença na comunidade foi considerada inaceitável pelas autoridades de imigração.

Outro caso em destaque foi o de Willian Robert Vasconcelos-Dos Santos, preso em Falmouth por suspeita de estupro. Ele já havia sido detido ao entrar ilegalmente nos EUA pela fronteira da Califórnia em 2019, sendo liberado e posteriormente detido novamente em Massachusetts.

Estes casos ressaltam a colaboração entre o governo estadual de Massachusetts, de oposição a Trump, e as autoridades de imigração. A postura da governadora Maura Healey, contrária à política de deportação em massa, destaca os desafios relacionados à imigração irregular e crimes cometidos por imigrantes no país.

Essas situações evidenciam a complexidade das questões migratórias e a necessidade de um debate amplo e responsável sobre políticas de imigração nos Estados Unidos.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

São Paulo anuncia retorno de atacante argentino; confira

Na noite desta terça-feira, o São Paulo surpreendeu a todos ao anunciar uma contratação que é um verdadeiro reencontro com a...

Doutoranda gaúcha é encontrada com vida após 1 mês desaparecida em SP

Priscila Schimitt, de 40 anos, foi encontrada com vida na noite da terça-feira (2/9) após quase um mês desaparecida...

Pacientes sofrem com “apagão” do serviço de home care no DF

Pacientes de alta complexidade atendidos pelo serviço de home care da Secretaria de Saúde do Distrito Federal estão enfrentando sérios problemas. Eles relatam...