“Hierarquia”: Cid diz que blindou Braga Netto em primeiras declarações

Publicado:

No âmbito do acordo de delação premiada com a Polícia Federal, o tenente-coronel e ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, Mauro Barbosa Cid, compartilhou que, por uma questão de hierarquia, adotou uma postura de proteção em relação ao ex-ministro Braga Netto em suas primeiras declarações.

Questionado pelo delegado da Polícia Federal Fábio Shor sobre a ausência de menção à “participação efetiva” de Braga Netto nos planos, especialmente no contexto do financiamento dos militares, Mauro Cid explicou que não agiu por receio, mas sim por um profundo respeito à hierarquia.

“Não por causa disso [receio] efetivamente, mas pelo respeito que a gente tem com uma autoridade, um general Quatro Estrelas, que às vezes é muito caro, dosa muitas palavras para evitar estar acusando ou falando de uma autoridade, ainda mais um general Quatro Estrelas. […] Mais pelo íntimo interno, do ethos militar”, ressaltou Cid.


Quebra de Sigilo

  • O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes levantou o sigilo do acordo de delação premiada do tenente-coronel Mauro Barbosa Cid, que atuou como ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, um dia após o ex-presidente e outras 33 pessoas serem denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa.
  • A delação do tenente-coronel foi uma das evidências utilizadas na denúncia, e a decisão de levantar o sigilo foi tomada por Moraes.

Braga Netto, general do Exército e ex-ministro da Defesa do governo de Bolsonaro, é detentor da patente mais alta das Forças Armadas, superior à de Mauro Cid. Ele foi candidato à vice-presidência na chapa de reeleição do ex-presidente e foi na residência do general que militares se reuniram em 2022 para discutir os próximos passos do plano, conforme apontado pela investigação da PF.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Eduardo já tem data prevista para ir à Europa articular contra Moraes

Eduardo Bolsonaro, deputado federal por São Paulo, e o jornalista Paulo Figueiredo têm uma viagem marcada para a Europa. O destino? Articular sanções...

Metrópoles Talks: falta uma semana para o bate-papo com Carla Madeira

Em uma contagem regressiva de apenas uma semana, Brasília se prepara para receber um dos maiores nomes da literatura brasileira contemporânea, a...

Em resposta aos EUA, Maduro vai mobilizar 4,5 milhões de milicianos

Durante um discurso televisivo impactante, Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, anunciou a ativação de um plano ambicioso: a mobilização de mais de 4,5...