Jequié amanhece sem transporte coletivo e cooperativa alega desequilíbrio no contrato com prefeitura

Publicado:

No último sábado (08), os habitantes de Jequié foram surpreendidos com a suspensão dos serviços de transporte coletivo urbano pela COOBMA – Cooperativa de Transporte e Turismo Borda da Mata, devido a questões contratuais. A situação foi reportada pelo Blog Marcos Frahm em parceria com o Bahia Notícias.

Em comunicado oficial, a COOBMA revelou um “grave desequilíbrio financeiro no contrato e os desafios enfrentados pelo setor”, motivando a paralisação por tempo indeterminado do transporte público em Jequié.

A cooperativa, encarregada dos serviços, ressaltou a insustentabilidade da situação contratual com a prefeitura. Mesmo com todos os esforços do presidente Edgar dos Santos Filho, a continuidade das operações de ônibus se tornou inviável.

Dentre as justificativas apresentadas pela empresa, estão a falta de previsões legais adequadas e investimentos essenciais para lidar com a crise crescente, impactando diretamente na manutenção e qualidade dos serviços, tornando insuportável a continuidade das atividades.

“Ao longo dos anos, a COOBMA se dedicou a proporcionar um transporte seguro e acessível à comunidade, apesar dos desafios operacionais e financeiros. Contudo, diante da atual conjuntura do setor, tornou-se inviável manter as operações. Essa decisão, embora difícil, foi tomada após uma análise minuciosa da situação, refletindo a realidade do setor e a necessidade de ações urgentes para garantir uma prestação sustentável do serviço essencial de transporte público.”

A prefeitura de Jequié expressou surpresa com a decisão da empresa e afirmou estar buscando soluções emergenciais para resolver a situação.

“A administração municipal reafirma seu compromisso com a mobilidade da população e está trabalhando para encontrar uma solução emergencial que assegure a continuidade do transporte coletivo. A SUMTRAN está empenhada em resolver essa demanda o mais rápido possível, buscando minimizar os impactos aos usuários do sistema. A prefeitura manterá a população informada sobre todas as atualizações relacionadas ao caso.”

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pai de Felipe Anderson, do Palmeiras, é condenado a 14 anos por duplo homicídio no DF

Sebastião Tomé Gomes, pai do jogador Felipe Anderson, do Palmeiras, foi sentenciado a 14 anos de prisão em regime fechado por duplo homicídio....

Antes de Jean Lucas, Nadgol foi o último jogador de clube baiano na Seleção; relembre a trajetória

Heurelho Gomes; Maicon, Luisão, Alex e Adriano; Paulo Almeida, Diego Ribas,...

Arthur é apresentado no Grêmio e diz que volta pronto para ‘reerguer o clube’

O Grêmio apresentou oficialmente o volante Arthur na última sexta-feira, em um momento desafiador. O clube vive um ano complicado, tendo perdido o...