Justiça Eleitoral condena Marçal e o declara inelegível por 8 anos

Publicado:

Em decorrência de abuso de poder político e econômico, Pablo Marçal (PRTB), que concorreu sem êxito à prefeitura de São Paulo no ano anterior, foi condenado pela Justiça Eleitoral do estado e ficará inelegível por oito anos a partir de 2024.

O juiz Antonio Maria Patiño Zorz, da 1ª Zona Eleitoral da capital, acatou parcialmente as ações movidas pela campanha de Guilherme Boulos (PSOL) e pelo PSB, partido que apresentou Tabata Amaral como candidata.

Marçal veiculou em suas redes sociais a oferta de produção de vídeos de apoio a candidatos “de direita” mediante transferências via Pix no valor de R$ 5 mil.

O magistrado considerou tal prática como “conduta ilícita com potencial para prejudicar a legitimidade das eleições”. Zorz ainda enfatizou que a conduta de Marçal “caracteriza-se como altamente repreensível (em termos qualitativos) e viola o princípio da legitimidade eleitoral”.

No decorrer do processo, a defesa de Marçal argumentou que os valores recebidos foram devolvidos posteriormente e que somente seis pessoas efetuaram transferências. Entretanto, tais argumentos foram rejeitados pelo juiz.

A Folha tentou contatar a equipe de campanha de Marçal para obter um posicionamento sobre a decisão, porém não obteve resposta. O candidato derrotado ainda tem o direito de recorrer.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ciência descobre como reverter envelhecimento da pele com sangue jovem

Uma equipe de pesquisadores fez uma descoberta surpreendente sobre o poder do sangue jovem. Eles identificaram que proteínas presentes no soro de pessoas...

Proteção de crianças será levada a Fórum de Segurança Pública

O Brasil está verdadeiramente preparado para resguardar suas crianças vítimas de violência, tanto no mundo físico quanto no digital? Uma recente auditoria nacional,...

Filha de prefeito afastado por corrupção recebeu auxílio emergencial

Em uma trama que revela bastidores sombrios da política local, a história de Gabriele Lima dos Santos, filha do prefeito afastado Marcelo Lima,...