Lula recebe presidentes recém-eleitos da Câmara e do Senado nesta segunda-feira. Eleitos, respectivamente, presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) e o senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) serão recebidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Palácio do Planalto. O encontro está marcado para as 10h (horário de Brasília).
Após a conclusão das eleições nas duas Casas, Lula enviou mensagens parabenizando os dois políticos. O presidente inclusive conversou com Alcolumbre por telefone logo após sua eleição como presidente do Senado.
Encontro visando ampliar diálogo
O encontro desta segunda-feira tem como objetivo aprofundar o diálogo com os novos líderes do Legislativo. Apesar do apoio do PT, Motta e Alcolumbre mantêm independência em relação ao governo Lula. Ambos se comprometeram, em seus discursos, a colaborar com o Executivo.
Perspectivas no Congresso
A tendência é de melhora na relação com o governo na Câmara, visto que Motta possui um perfil mais conciliador e mantém bom relacionamento com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Já no Senado, a situação para o governo petista é mais incerta, uma vez que Alcolumbre é conhecido por sua independência.
Reforma da renda em destaque
Uma das prioridades de Lula este ano no Congresso é a aprovação da reforma da renda, que engloba o aumento da faixa de isenção do Imposto de Renda para R$ 5 mil, uma bandeira de sua campanha em 2022. Este movimento pode impulsionar a recuperação da popularidade do presidente, diante do atual momento desafiador nas pesquisas de opinião.
Comentários Facebook